Açúcar mascavo, Açúcar refinado, Stevia ou Xilitol? Afinal, qual é a diferença entre esses tipos de açúcar, e qual é o mais indicado para emagrecer?

Açúcar mascavo, Açúcar refinado, Stevia ou Xilitol? Afinal, qual é a diferença entre esses tipos de açúcar, e qual é o mais indicado para emagrecer?

Avaliação

Fazer e seguir uma alimentação com um consumo dos tipos de açúcar limitados é uma das melhores decisões que alguém pode tomar, seja para emagrecer ou somente para buscar saúde.

De fato, esse ingrediente tem a capacidade de viciar uma pessoa ao mesmo nível de outras substâncias muito mais perigosas, sendo assim o açúcar refinado o pior dos vilões.

Mas para aqueles que buscam um estilo de vida muito mais saudável e praticam hábitos alimentares corretos, existem alguns tipos de açúcar diferentes no mercado, que podem ajudar no emagrecimento e na qualidade de vida.

Felizmente, hoje em dia, ter uma alimentação sem o açúcar refinado não significa se abdicar de tudo que cria aquele prazer doce para nossas vidas, e pensando nisso, separamos um verdadeiro dossiê das alternativas mais saudáveis e sem tantas consequências negativas.

Mas mesmo assim, qual deles é melhor?

Diferente tipos de açúcares

Diferente tipos de açúcares

Conheça os tipos de açúcar mais saudáveis e entenda a diferença

Quando pensamos em açúcar, a primeira coisa que precisa ficar extremamente clara é que esse ingrediente é um carboidrato, e mesmo sendo uma fonte importante de energia, o consumo deve ser moderado.

Isso porque mesmo o excesso dos açúcares mais saudáveis, quando estocados no nosso organismo em grande quantidade, se transformam em gordura.

Então para te ajudar, separamos os principais produtos que vem surgindo no mercado como fonte alternativa e saudável para quem quer adoçar a vida, e quer consequentemente danificar menos o organismo.

  • Açúcar mascavo

Provavelmente entre os tipos de açúcar alternativos, esse é um dos mais conhecidos pelas pessoas, mesmo aquelas que não levam um estilo de vida saudável.

Esse açúcar é feito por meio da extração bruta a partir da cana, ou seja, não passa por nenhum tipo de processo de refinamento e por isso, preserva todos os seus minerais.

É a melhor opção para quem não abre mão do gostinho doce do açúcar e que não está fazendo uma dieta restrita em calorias.

Além disso, possui um custo muito mais acessível que a versão orgânica.

  • Açúcar refinado

Também conhecido como sacarose, esse é o açúcar mais comum na mesa do brasileiro, e o que passa por uma quantidade maior de processos de refinamento, perdendo até 90% de todos os seus nutrientes.

Isso quer dizer que o que sobra nesse tipo de açúcar é somente as calorias, o que pode ser extremamente prejudicial para o corpo.

  • Stevia

As folhas de Stevia rebaudiana possuem uma grande quantidade de substâncias chamadas de glicosídeos, que conseguem adoçar até 300 vezes mais que o açúcar comum.

É um adoçante bem antigo e que quase não possui nenhuma caloria, estável também nas baixas e altas temperaturas, e por ser natural, é uma boa opção para quem quer restringir calorias.

  • Xilitol

O Xilitol é um álcool de açúcar que apresenta propriedades muito peculiares, como:

  • Não depende da insulina para ser metabolizado;
  • Reduz a incidência de cáries na boca;
  • Muito utilizado por quem não tolera fisiologicamente os adoçantes e açúcares artificiais.

O Xilitol ganhou um espaço muito grande entre os públicos, como diabéticos e crianças por oferecer benefícios, além disso, os autistas também gostam muito do ingrediente.

Sua aparência e seu sabor são extremamente semelhantes ao do açúcar comum, porém o preço pode ser um pouco mais elevado.

colherdeacucar

Como se livrar do açúcar

Mas qual desses tipos de açúcar é melhor na dieta?

Como você pode ver, são vários os tipos de açúcar existente e diversas as propriedades e benefícios que eles podem oferecer.

Por isso, o mais sensato a se fazer é entender qual o objetivo final do seu plano alimentar e como a sua dieta interfere na sua alimentação. Você está fazendo uma dieta low-carb? Está focando em proteínas? O consumo calórico é o mais importante para você?

São várias questões que podem te ajudar nesse momento, mas de longe, o mais interessante para quem procura uma opção natural é o Xilitol, já que seus benefícios são os mais vantajosos.

Não importa qual dos tipos de açúcar você escolher, o importante é você controlar a quantidade e saber como adicioná-lo no seu dia a dia.

 

FONTES:

Revista Encontro

Conversando com a Nutricionista

 

Flávio Passos

COMMENTS

WORDPRESS: 0