Açúcar ou gordura: Qual é o pior?

Açúcar ou gordura: Qual é o pior?

Avaliação

O açúcar e a gordura são dois dos tópicos dietéticos mais comentados, com uma das perguntas mais comuns feitas por pessoas com (e sem) diabetes, ou que estão em dieta: açúcar ou gordura, qual o pior?

Isso porque todo mundo sabe que o excesso desses ingredientes faz muito mal para o organismo, bem como os tipos errados que você consome.

Isso mesmo, existem tipos diferentes de açúcares e de gorduras, que fazem menos mal ou até mesmo bem para o nosso corpo.

Na verdade, tanto o açúcar quanto a gordura são necessários em quantidades moderadas, já que eles podem ser os responsáveis por gerar energia para o nosso dia a dia e outras funções.

Açúcar ou gordura – Entenda a diferença

Açúcar

Limitar a quantidade de açúcar que consumimos deve ser uma prioridade para todas as pessoas, não apenas para as pessoas com diabetes.

A sacarose (açúcar refinado) é uma parte importante de alguns dos nossos lanches diurnos favoritos, como bolos e biscoitos, mas o que muitas pessoas não conseguem lembrar é que o açúcar também está presente em uma grande variedade de outros alimentos.

Esses incluem:

  • Cereais
  • Bebidas de frutas
  • Iogurtes de frutas
  • Refeições prontas
  • Sopas

Além de energia (calorias), o açúcar não fornece nutrição e é por isso que muitas vezes é referido como “calorias vazias”.

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Como se livrar do açúcar

Também aumenta os níveis de glicose no sangue rapidamente, que é uma das razões pelas quais as pessoas com diabetes são aconselhadas a limitar sua ingestão diária de açúcar – recomendado consumir menos de 70g por dia de açúcar para homens e menos de 50g de açúcar por dia para mulheres.

Na verdade, limitar a ingestão de açúcar é uma boa maneira de começar a controlar seus níveis de glicose no sangue.

Reduzir a quantidade de alimentos processados ​​que você ingere também é recomendado, já que a maioria contém açúcares adicionados e, muitos dos fabricantes atualmente não precisam declarar quanto açúcar foi adicionado ao processamento.

Mas dizer não aos alimentos açucarados em um esforço para restringir sua ingestão de açúcar pode ser difícil, especialmente se os que estão à sua volta (amigos, colegas de trabalho, parentes, etc) muitas vezes se entregam a comidas e bebidas doces.

Por isso, encontrar soluções menos perigosas, como o açúcar mascavo que contém os nutrientes do alimento e Xilitol, álcool de açúcar, por ser o ideal para você não tirar completamente o doce da sua vida.

Gordura

Durante décadas, a gordura foi rotulada como o “vilão” na dieta e nutrição. No entanto, nos últimos anos, vários estudos mostraram que a gordura não é pior para nós do que o carboidrato.

De fato, as dietas com baixo teor de carboidratos e com alto teor de gordura são hoje consideradas mais saudáveis, particularmente em termos de controle da glicose no sangue e perda de peso, do que os planos de dieta com baixo teor de gordura e carboidratos.

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A gordura é terrível para quem quer emagrecer

A gordura (pensado na insaturada e boa para o corpo) é o nutriente mais denso em energia e carrega duas vezes mais calorias do que o mesmo peso de carboidrato puro.

Embora isso não signifique que você deva evitar totalmente a gordura, você precisa estar razoavelmente ciente de quantas calorias você está ingerindo ao comer alimentos com alto teor de gordura (ou gordurosos), como manteiga, queijo e creme.

Também é importante lembrar que algumas gorduras são muito piores que outras. As piores gorduras são aquelas tipicamente encontradas em alimentos processados, como refeições prontas, batatas fritas, tortas, bolos e biscoitos, por isso é melhor limitar esses alimentos à sua dieta.

Ao contrário do açúcar, a gordura tem pouco efeito imediato sobre os níveis de glicose no sangue e isso é uma das principais razões pelas quais as dietas de baixo carboidrato e maior gordura tendem a produzir melhor controle da glicose no sangue.

No entanto, é importante notar que a ingestão de gordura excessiva, se levar a uma ingestão excessiva de calorias, resultará em aumento da resistência à insulina e, portanto, maiores níveis de glicose no sangue.

Os produtos com baixo teor de gordura são uma opção popular entre os consumidores, pois tendem a ter menos calorias, mas nem sempre é o caso.

Alguns alimentos com baixo teor de gordura, como os iogurtes, contêm muito mais açúcar, por isso, o baixo teor de gordura não torna necessariamente mais saudável.

Agora você já sabe que entre açúcar ou gordura, a gordura pode ser a melhor opção para uma dieta, desde que seja do tipo bom e em porções controladas e menores.

FONTES

Doutora Ana Responde

Gaúcha RS

Veja Rio| Blog Fabiano Serfaty

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