Como funciona o metabolismo, o que acontece quando se come açúcar e porque é inimigo da dieta

Como funciona o metabolismo, o que acontece quando se come açúcar e porque é inimigo da dieta

Avaliação

Se você quer saber mais sobre como funciona o metabolismo e o que acontece quando se come açúcar e por que ele engorda, então saiba que atualmente milhares de pessoas estão em busca da perda de peso, o que nem sempre é uma tarefa muito fácil. No entanto, muitas vezes o principal culpado disso pode ser o metabolismo, o qual pode se encontrar rápido ou lento demais.

Atualmente, no mundo moderno, onde existem diversos produtos industrializados e bebidas gasosas, a doçura muitas vezes pode estar associada ao prazer, e como resultado disso, o açúcar que se encontra em muitos desses alimentos pode acabar aumentando de forma artificial o sabor e a textura dos alimentos, ou ter a atuação como conservante.

Dessa forma, ingerir açúcar mais do que o organismo realmente necessita, faz com que o corpo armazene todo o excesso como gordura, o que leva a obesidade e outros diversos problemas de saúde. Assim, é fundamental sempre manter o controle da quantidade de açúcar que você ingere, porém nem todos os açúcares são ruins.

Como funciona o metabolismo?

Para que você entenda mais como funciona o metabolismo e o que acontece quando se come açúcar e por que ele engorda, é preciso que você saiba que as substâncias químicas e os nutrientes sempre sofrem grandes transformações quando se encontram dentro do nosso organismo, e essa ação é conhecida como metabolismo.

Dessa forma, é por meio desse processo que se produz energia para que o corpo sempre esteja em funcionamento. Mas, em outras palavras, pode-se dizer que para que o corpo se mantenha saudável, é extremamente necessário que ele queime calorias, e todo esse processo ocorre através do metabolismo.

Com isso, mesmo que você não faça qualquer tipo de atividade física diariamente e o tempo todo, o corpo sempre estará queimando calorias todas as horas do dia, até mesmo quando você estiver dormindo.

Além disso, o metabolismo de todas as pessoas é totalmente diferente e dependem de fatores, como:

  • Sexo;
  • Peso;
  • Idade;
  • Genética;
  • Dieta;
  • Temperatura ambiente;
  • Prática de atividades físicas.

É por isso que alguns indivíduos apresentam uma maior facilidade de emagrecer do que outros, pois eles são capazes de gastar muito mais energia por terem um metabolismo acelerado, enquanto outros acabam sofrendo com a balança para perder aqueles quilos indesejados, ou seja, alguns possuem o metabolismo bem mais lento e não conseguem emagrecer, mesmo realizando qualquer tipo de dieta.

Além disso, a falta de músculos ou a perda de tecido muscular pode ser ainda a principal causa da redução do metabolismo e, por isso, é indicado sempre que se faça qualquer tipo de exercício físico para que os músculos sempre se desenvolvam.

Metabolismo port 400x233 - Como funciona o metabolismo, o que acontece quando se come açúcar e porque é inimigo da dieta

Metabolismo lento ou acelerado ?

Outro importante fator que interfere muito no metabolismo é também a redução do nível de atividade conforme o indivíduo vai ficando mais velho. Assim, é essencial sempre realizar uma atividade física de forma regular.

O que acontece quando se come açúcar?    

Em relação ao fato de quando se come açúcar, pode-se dizer que ao digerí-lo, a maior parte das enzimas do intestino delgado normalmente começam a decompor a glicose, que é liberada na corrente sanguínea, levada para as células do tecido dos músculos e órgãos e, por fim, são convertidas em energia.

Com isso, as células beta do pâncreas são capazes de monitorar de forma constante toda a quantidade de glicose na corrente sanguínea, liberando insulina para poder controlá-la.

Assim, ao consumir mais açúcar do que o organismo necessita de imediato, faz com que ele seja armazenado para mais tarde manter todos os níveis de açúcar no corpo constante, e se o seu corpo deixa de produzir a insulina suficiente ou caso as suas células fiquem resistentes a ela, tudo isso pode acabar resultando na diabetes.

Em relação ao consumo de açúcar em excesso, ele pode acabar sendo muito prejudicial, onde alimentos que possuem adição de açúcar que não ocorrem de forma natural, apresentam muitas calorias vazias, o que significa que eles não possuem nenhum benefício para poder fornecer energia.

Dessa forma, quando se come mais açúcar do que os níveis de energia precisa, o corpo acaba armazenando gordura. Além disso, a maior parte dos açucares geralmente possuem outros nomes, como glicose e frutose, as quais são facilmente encontradas em legumes, frutas, mel, entre outros alimentos.

No entanto, os açucares encontrados nesses alimentos são naturais e bons quando consumidos com moderação, além de ainda possuírem outros benefícios nutricionais.

Porque se engorda quando se come açúcar?

A verdade sobre o fato do por que o açúcar te deixa gordo (a) normalmente tem associação a diversos fatores, principalmente atualmente onde qualquer produto industrializado contém açúcar, até mesmo aquele alimento light.

Então, mesmo que esteja escrito em algum produto que ele não contém açúcar, ele pode mesmo assim apresentar alguma frutose, a qual é um tipo de açúcar e que pode acabar fazendo você engordar da mesma forma.

Porém, a questão sobre o excesso de consumo de açúcar não apresenta ligação somente ao motivo de você desejar o emagrecimento, mas também ao fato de muitas outras consequências, como problemas na pele, dentes, cérebro, entre outros.

grape 400x266 - Como funciona o metabolismo, o que acontece quando se come açúcar e porque é inimigo da dieta

Algumas frutas possuem alto índice de açúcar

Assim, é importante que você tenha conhecimento de que o açúcar é um hidrato de carbono simples designado como sacarose, sendo resultado do conjunto de açucares simples, como a frutose e a glicose. Mas, é essencial que você não se engane, pois, o açúcar ainda pode ter outros diversos nomes, como sacarose, maltose, xarope, entre outros.

Além disso, como a maior parte dos alimentos, o açúcar também é fundamental para o organismo, principalmente para os músculos e o cérebro e, por isso, não é muito vantajoso que você deixe de consumí-lo como fonte de energia, mas de forma moderada.

Normalmente, o açúcar é totalmente capaz de criar uma dependência no cérebro, o que altera as sensações dos seus receptores, como por exemplo, o do prazer, compensação, conforto e outros.

Dessa forma, quando você ingere doces com açúcar industrializados, o seu organismo é capaz de liberar toda a energia de uma única vez e, logo após, ocorre uma declinação rapidamente, o que faz com que o corpo sinta a necessidade de suprir as suas necessidades de energia.

Por isso, todas as vezes que você abastece o seu corpo com mais energia do que ele necessita, é aumentada a capacidade do seu fígado de armazenar açúcar, e quando o seu fígado estiver cheio, ele provavelmente irá transbordar esse excesso de açúcar para a corrente sanguínea em forma de ácidos graxos.

Assim, por sua vez, o seu corpo irá absorver todo esse ácido graxo e fazer com que você engorde, especialmente no bumbum, quadris, barriga, entre outras regiões do corpo.

Além disso, para piorar mais ainda, após essas regiões, os ácidos graxos irão começar a ser depositados nos seus órgãos, principalmente no coração, rins, fígado, entre outros.

Portanto, diante de tantas informações sobre como funciona o metabolismo e o que acontece quando se come açúcar e por que ele engorda, o corpo ainda terá diminuído toda a sua capacidade de funcionamento dos órgãos que foram afetados, aumentando assim a pressão arterial, diminuindo o metabolismo e tornando o sistema imunológico fraco.

COMMENTS

WORDPRESS: 0