Categorias: Saúde

32 Alimentos para cuidar da saúde do coração

Você sabia que as doenças relacionadas ao coração são a principal causa de morte no mundo? Esse é um dado da OMS – Organização Mundial da Saúde. E deve ser por este motivo que cada vez mais as pessoas estão buscando qualidade de vida e bem-estar. Mas existem muitos alimentos para cuidar da saúde do coração e que também auxiliam na prevenção e até mesmo tratamento das doenças cardiovasculares.

Separamos uma lista com 32 alimentos que fazem bem ao coração e a seguir vamos falar sobre cada um deles, confira!

32 ALIMENTOS PARA CUIDAR DA SAÚDE DO CORAÇÃO

  • Azeite de oliva extra virgem
  • Suco natural de uva
  • Vinho tinto
  • Alho
  • Chocolate amargo
  • Frutas Vermelhas
  • Aveia
  • Tomate
  • Salmão
  • Sardinha
  • Atum
  • Linhaça
  • Abacate
  • Oleaginosas
  • Espinafre
  • Leguminosas
  • Soja
  • Arroz integral
  • Brócolis
  • Laranja
  • Batata doce
  • Mamão
  • Abóbora
  • Chá verde
  • Maçã
  • Banana
  • Romã
  • Uva passa
  • Melão
  • Cenoura
  • Aspargos
  • Pipoca

Por que esses alimentos fazem bem ao coração?

  1. AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM– Melhora a circulação sanguínea, aumenta o colesterol considerado bom (HDL) e diminui o colesterol ruim (LDL) pois possui antioxidantes e gorduras boas para a saúde. Auxilia também na prevenção da aterosclerose.
  2. SUCO NATURAL DE UVA– A casca e a semente da uva possuem o resveratrol, que contém propriedades antioxidantes e também é considerado um alimento que faz bem ao coração pois auxilia no controle do colesterol.
  3. VINHO TINTO – Também possui moléculas de resveratrol, que ajuda no combate à pressão alta, controle do colesterol e auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares.
  4. ALHO – O alho possui propriedades benéficas ao coração que auxiliam na prevenção e tratamento do diabetes tipo 2, além de controlar o colesterol e diminuir a pressão arterial. O alho também é capaz de cuidar da saúde dos vasos sanguíneos.
  5. CHOCOLATE AMARGO – Um pequeno pedaço de chocolate amargo ao dia (a partir de 70% cacau) é sempre muito indicado pelos médicos para quem tem problemas do coração. O cacau é rico em antioxidantes e polifenóis, que auxiliam no controle da pressão alta. O chocolate causa sensação de bem-estar, mas o cacau também pode se consumido na sua versão em pó, adicionado ao leite, por exemplo.
  6. FRUTAS VERMELHAS – Com o passar do tempo, os vasos sanguíneos podem entupir, levando à aterosclerose. Mas as frutas vermelhas, quando consumidas regularmente previnem a doença, evitando também, riscos e infarto e AVC. Exemplos de frutas vermelhas são morango, ameixa, framboesa, amora, goiaba, acerola, melancia, etc.
  7. AVEIA –A aveia é rica em fibras e possui acido fólico, potássio e ácidos graxos que são capazes de limpar as artérias e mantê-las desobstruídas, além de diminuir o colesterol considerado ruim (LDL).
  8. TOMATE –É um alimento precioso, pois possui um dos principais antioxidantes, o licopeno, que é responsável por cuidar do coração e evitando problemas de saúde como vários tipos de câncer e aterosclerose.
  9. SALMÃO –O salmão é um alimento que é fonte de ômega-3, um ácido graxo essencial para a saúde do coração, que é capaz de diminuir a pressão arterial e controlar a coagulação sanguínea, evitar formação de gorduras nas artérias, reduzindo o risco de doenças do coração, hipertensão e AVC. O salmão é o tipo de peixe que possui a maior quantidade de ômega-3.
  10. SARDINHA – A sardinha é rica em cálcio, ômega-3 e proteínas, que são capazes de auxiliar no controle da pressão arterial, aumentar os níveis do HDL (colesterol bom) e reduzir os níveis do LDL (colesterol ruim). Também possui minerais essenciais, como magnésio, selênio e ferro, que atuam na prevenção do câncer.
  11. ATUM –Assim como o salmão e a sardinha, o atum também é fonte de ômega-3. Possui grande quantidade de magnésio, que é conhecido como “mineral anti-estresse”. Além de cuidar da saúde do coração, o magnésio pode auxiliar na prevenção contra pedras nos rins e vesícula.
  12. LINHAÇA – A linhaça é uma semente rica em fibras, ômega-3 e ômega-6, que atuam na redução do colesterol ruim (LDL), além de auxiliar na circulação sanguínea, reduzindo quadros de inflamações.
  13. ABACATE –O abacate é fonte de potássio, ácido fólico e carotenoides, nutrientes responsáveis por melhorar a circulação sanguínea. Também possui uma “gordura boa”, que é a monoinsaturada, que auxilia no controle do colesterol bom (HDL) e colesterol ruim (LDL).
  14. OLEAGINOSAS –As oleaginosas, como nozes, amêndoas, castanha-de-caju, castanha-do-pará, amendoim, avelãs e pistache são alimentos com propriedades antioxidantes e contém alto teor de proteínas, fibras e minerais que são capazes de prevenir e reduzir o risco de doenças cardiovasculares e doença arterial coronariana.
  15. ESPINAFRE –O espinafre é fonte de nutrientes como fibras, potássio, luteína e folato, que juntos são capazes de prevenir doenças do coração.
  16. LEGUMINOSAS –Feijão, lentilha e grão de bico são alimentos que minimizam o risco de doenças cardiovasculares graças ao alto teor de magnésio, ácido fólico, fibras e potássio que possuem. Também auxiliam no controle da pressão arterial.
  17. SOJA –A soja é rica em proteína magra e gorduras boas, capaz de controlar os níveis de colesterol bom e ruim.
  18. ARROZ INTEGRAL – O arroz integral possui grandes quantidades de fibras. Também é rico em nutrientes como magnésio, niacina e vitaminas do complexo B, que ajudam a cuidar do coração auxiliando no controle dos níveis de colesterol, além de atuar na prevenção de doenças como infarto e angina.
  19. BRÓCOLIS – O brócolis é composto por muitos nutrientes importantes para a saúde: vitamina C, vitamina A, cálcio, ácido fólico, proteínas, ferro, além de conter bioflavonoides, que são responsáveis por prevenirem o envelhecimento das artérias. Outro benefício que o brócolis traz para a saúde do coração é que com todos os seus nutrientes, é capaz de fazer com que o organismo não absorva o colesterol considerado ruim (LDL).
  20. LARANJA – As laranjas são excelentes fontes de cálcio, fósforo, sódio e potássio (responsável pela formação do sangue) que auxiliam no combate ao colesterol ruim. Também possui betacaroteno, antioxidante que protege o coração contra doenças cardíacas.
  21. BATATA DOCE –Seus nutrientes, como vitaminas A, C e E, betacaroteno e fibras são capazes de controlar o açúcar no sangue, auxiliando na prevenção de diabetes tipo 2.
  22. MAMÃO –É uma fruta que contém fontes naturais de vitaminas e minerais. Os antioxidantes presentes no mamão ajudam a cuidar da saúde do coração, pois além de aumentar os níveis do colesterol bom (HDL), combatem inflamações crônicas, evitando muitas doenças, inclusive as cardíacas.
  23. ABÓBORA – Além de conter antioxidantes, potássio, vitamina C, triptofano, e ser fonte de fibras, a abóbora é rica em fitoesteróis que é um nutriente capaz de reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL).
  24. CHÁ VERDE – O chá verde possui nutrientes como flavonoides e catequinas, que quando ingeridas regularmente, fazem com que as chances de um ataque cardíaco diminuam consideravelmente.
  25. MAÇÃ – A maçã é uma fruta repleta de bons nutrientes como vitamina C, pectina (fibra solúvel), antioxidantes e flavonoides e está associada à redução de riscos de doenças do coração pois seus componentes fazem com que os níveis de colesterol ruim reduzam e previnem formação de placas de gordura nas artérias.
  26. BANANA –A banana possui grande quantidade de potássio e muito pouco sódio. Isso ajuda a manter normal o nível de açúcar no sangue e os batimentos cardíacos e a diminuir a pressão arterial.
  27. ROMÃ – A romã é uma fruta que auxilia na prevenção de doenças como diabetes, hipertensão e obesidade e é capaz de diminuir o colesterol ruim (LDL) graças aos seus nutrientes: vitaminas A, C e do complexo B, potássio e fósforo.
  28. UVA PASSA – A uva passa também pode ajudar a cuidar do seu coração! São fontes de catequina, um tipo de antioxidante que auxilia no processo de limpeza das artérias, elimina o colesterol ruim (LDL) e regula a pressão arterial.
  29. MELÃO –O melão é rico em potássio, magnésio, cálcio, sódio e muita água, e dessa forma, auxilia no controle da pressão arterial.
  30. CENOURA –A cenoura é fonte de vitaminas, é rica em betacarotenos, é pobre em calorias e isso faz com que não se acumulem gorduras nas artérias.
  31. ASPARGOS –Com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, diuréticas e anticâncer, os aspargos possuem muitos nutrientes como vitaminas, potássio, cálcio, ferro, magnésio, proteínas e carboidratos. É capaz de regular os níveis de açúcar no sangue e o excesso de sal no organismo, prevenindo assim, doenças cardíacas.
  32. PIPOCA –O grão da pipoca contém propriedades antioxidantes, é rico em fibras e possui aproximadamente três vezes mais polifenois que o feijão, por exemplo. Dessa forma, a pipoca faz muito bem à saúde do coração. Mas fique atento à forma de consumo. Quando preparada com muito óleo, sal e manteiga, a pipoca acaba sendo prejudicial. Prefira as pipocas feitas com pouco azeite e pouco sal, ou ainda as de micro-ondas com baixa quantidade de sal e gordura.

Cuide do seu coração!

Para que a saúde do coração esteja sempre em dia, evite o consumo de alimentos que contenham altos níveis de açúcar, farinhas, sal e também os embutidos. Beba muita água, pratique exercícios físicos regularmente e procure se alimentar de forma saudável. Seguindo essas dicas e consumindo de forma regular os alimentos que cuidam da saúde do seu coração, com certeza sua qualidade de vida e o seu bem-estar vão aumentar!

Qual é o próximo passo? Reeducação para transformar-se!

Se você estiver buscando perder alguns quilinhos agora, só pra caber naquela roupa no fim de semana, então fique ligada aqui no blog! Tem conteúdo novo toda semana!! Receitas, cardápios, dietas tudo que você precisa pra emagrecer sem passar trabalho e sem gastar!

Emagrecer não é uma tarefa fácil, isso não é segredo pra ninguém. Todo sabe mais ou menos o caminho instintivamente, e acaba seguindo este caminho. Dietas, sucos, chás e receitas da internet são um ótimo recurso que pode te ajudar a perder alguns quilos, mas tenha em mente que se você quer emagrecer de verdade, vai precisar passar por uma reeducação alimentar. Para transformar seu corpo e saúde, você vai precisar transformar a maneira que sua mente funciona, e isso não é fácil.

Se você estiver buscando uma transformação completa, uma verdadeira reeducação alimentar, recomendamos assinar nossa lista aqui em baixo para receber nossas novidades aqui do blog. Em breve estaremos te ensinando dicas de valor sobre o processo de transformação necessário. Não se preocupe, não vamos atrolhar sua caixa de emails com porcaria sem valor.

Referências (inglês):

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4597475/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4772793/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4597475/
https://edition.cnn.com/2019/04/03/health/diet-global-deaths-study/index.html

Paula C

Oi, sou a Paula Gosto de comer sem culpa depois de ter lutado e vencido a balança por anos. Acredito que isso pode ser conquistado por todas as mulheres que realmente querem melhorar a saúde e aqui posto conteúdo com este propósito.

Posts Recentes

Aromaterapia para emagrecer: como perder peso com óleos essenciais

A aromaterapia tem muitos benefícios para a saúde em geral. Essa técnica natural auxilia no…

3 semanas

Glicose alta: quais são suas causas e quais os sintomas do Diabetes

A glicose ou açúcar no sangue é combustível para os órgãos e funções do corpo.…

1 mês

Colesterol alto: o que é e o que fazer para combater?

Você já ouviu falar que o colesterol é um "vilão"para a saúde? É bem provável…

1 mês

Gorduras boas: conheça todos os seus benefícios para a saúde

A gordura é um tipo de nutriente e, assim como proteínas e carboidratos, seu corpo…

2 meses

Dieta combinada com procedimentos estéticos funciona?

Muitas pessoas buscam pelo emagrecimento rápido, seja com dietas ou exercícios físicos intensos, mas, você…

2 meses

Dicas para emagrecer: saiba o que fazer para eliminar os quilinhos a mais

Existem muitas pessoas querendo, ou precisando emagrecer, seja por motivos de saúde ou até mesmo…

2 meses