Alimentação

Açúcar Mascavo, Demerara, Refinado, Stevia, Xilitol, Orgânico, Cristal ou Ligth? Afinal, qual é a diferença entre esses tipos de açúcar, e qual é o mais indicado para emagrecer?

Fazer e seguir uma alimentação com um consumo dos tipos de açúcar limitados é uma das melhores decisões que alguém pode tomar, seja para emagrecer ou somente para buscar saúde. De fato, esse ingrediente tem a capacidade de viciar uma pessoa ao mesmo nível de outras substâncias muito mais perigosas, sendo assim o açúcar refinado o pior dos vilões. Mas para aqueles que buscam um estilo de vida muito mais saudável e praticam hábitos alimentares corretos, existem alguns tipos de açúcar diferentes no mercado, que podem ajudar no emagrecimento e na qualidade de vida.

Felizmente, hoje em dia, ter uma alimentação sem o açúcar refinado não significa se abdicar de tudo que cria aquele prazer doce para nossas vidas, e pensando nisso, separamos um verdadeiro dossiê das alternativas mais saudáveis e sem tantas consequências negativas. Mas mesmo assim, qual deles é melhor?

 

Leituras recomendadas:

 

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Diferente tipos de açúcares

Conheça os tipos de açúcar mais saudáveis e entenda a diferença

Quando pensamos em açúcar, a primeira coisa que precisa ficar extremamente clara é que esse ingrediente é um carboidrato, e mesmo sendo uma fonte importante de energia, o consumo deve ser moderado. Isso porque mesmo o excesso dos açúcares mais saudáveis, quando estocados no nosso organismo em grande quantidade, se transformam em gordura. Então para te ajudar, separamos os principais produtos que vem surgindo no mercado como fonte alternativa e saudável para quem quer adoçar a vida, e quer consequentemente danificar menos o organismo.

Açúcar mascavo

Provavelmente entre os tipos de açúcar alternativos, o açúcar mascavo é um dos mais conhecidos pelas pessoas, mesmo aquelas que não levam um estilo de vida saudável.

Esse açúcar é feito por meio da extração bruta a partir da cana, ou seja, não passa por nenhum tipo de processo de refinamento e por isso, preserva todos os seus minerais. É a melhor opção para quem não abre mão do gostinho doce do açúcar e que não está fazendo uma dieta restrita em calorias. Além disso, possui um custo muito mais acessível que a versão orgânica.

O custo benefício do açúcar mascavo é muito equilibrado, podendo ser adquirido em qualquer supermercado.

Açúcar demerara

O açúcar demerara contém bons valores nutricionais, pois é submetido a um leve refinamento que é capaz de manter sua composição natural e não recebe praticamente nada de aditivos químicos. Assim como o açúcar mascavo, sua cor é mais escura devido ao pouco refinamento que recebe.

Açúcar refinado

Também conhecido como sacarose, esse é o açúcar mais comum na mesa do brasileiro, e o que passa por uma quantidade maior de processos de refinamento, perdendo até 90% de todos os seus nutrientes. Isso quer dizer que o que sobra nesse tipo de açúcar é somente as calorias, o que pode ser extremamente prejudicial para o corpo.

Geralmente é um dos primeiros pontos a serem cortados ou reduzidos em uma dieta com foco em emagrecimento.

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Stevia

As folhas de Stevia rebaudiana possuem uma grande quantidade de substâncias chamadas de glicosídeos, que conseguem adoçar até 300 vezes mais que o açúcar comum. É um adoçante bem antigo e que quase não possui nenhuma caloria, estável também nas baixas e altas temperaturas, e por ser natural, é uma boa opção para quem quer restringir calorias.

É matéria-prima para a esmagadora maioria dos adoçantes disponíveis hoje no supermercado e por esta razão, muito fácil de encontrar em opções em pó e líquida.

Xilitol

O Xilitol é um álcool de açúcar que apresenta propriedades muito peculiares, como:

  • Não depende da insulina para ser metabolizado;
  • Reduz a incidência de cáries na boca;
  • Muito utilizado por quem não tolera fisiologicamente os adoçantes e açúcares artificiais.

O Xilitol ganhou um espaço muito grande entre os públicos, como diabéticos e crianças por oferecer benefícios, além disso, os autistas também gostam muito do ingrediente. Sua aparência e seu sabor são extremamente semelhantes ao do açúcar comum, porém o preço pode ser um pouco mais elevado.

Açúcar orgânico

É um açúcar natural, que não sofre processo de refinamento e por este motivo é mais escuro. O açúcar orgânico contém muitas vitaminas.

Açúcar cristal

São pequenos cristais transparentes. Esse tipo de açúcar é mais apropriado no uso culinário. Esse tipo de açúcar é levemente refinado, porém 90% das suas vitaminas são retiradas no processo de refinamento.

Açúcar light

O açúcar light combina em sua composição açúcar refinado e adoçantes artificiais. É pobre em calorias e por isso é considerado uma boa opção para quem faz dietas, mas é preciso ter cuidado ao adoçar, pois esse tipo de açúcar contém “menos sabor” que os outros e quando se utiliza uma quantidade maior para adoçar, pode-se perder o benefício das poucas calorias que ele oferece.

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Como se livrar do açúcar

Mas qual desses tipos de açúcar é melhor na dieta?

Como você pode ver, são vários os tipos de açúcar existente e diversas as propriedades e benefícios que eles podem oferecer. Por isso, o mais sensato a se fazer é entender qual o objetivo final do seu plano alimentar e como a sua dieta interfere na sua alimentação.

Você está fazendo uma dieta low-carb? Está focando em proteínas? O consumo calórico é o mais importante para você? São várias questões que podem te ajudar nesse momento, mas de longe, o mais interessante para quem procura uma opção natural é o Xilitol, já que seus benefícios são os mais vantajosos. Não importa qual dos tipos de açúcar você escolher, o importante é você controlar a quantidade e saber como adicioná-lo no seu dia a dia.

 

FONTES:
Revista Encontro
Conversando com a Nutricionista
Flávio Passos

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