Categorias: Saúde

Aromaterapia para emagrecer: como perder peso com óleos essenciais

A aromaterapia tem muitos benefícios para a saúde em geral. Essa técnica natural auxilia no tratamento de problemas como ansiedade, estresse, insônia, depressão e até mesmo resfriados, por exemplo. Os óleos essenciais também podem promover sensação de bem-estar e auxiliar no fortalecimento das defesas do organismo. Mas você sabia que a aromaterapia para emagrecer também tem sido muito utilizada? Confira como perder peso com óleos essenciais.

Nesse artigo você vai encontrar:

Relacionados:

Aromaterapia para emagrecer

Quando ingeridos, difundidos em um difusor, ou até mesmo quando são aplicados topicamente, os óleos essenciais podem auxiliar no processo de emagrecimento. Isso porque suas propriedades vão desde proporcionar a redução do apetite e do desejo por comida, até a queima de gorduras.

Dessa forma, podemos perceber que a aromaterapia pode sim auxiliar quando se trata de perder uns quilinhos. Mas quais são os óleos essenciais que auxiliam nesse processo? Confira a seguir!

Óleos essenciais utilizados na aromaterapia para emagrecer

1. Gengibre – o óleo essencial para gordura localizada

Na aromaterapia para emagrecer, o óleo essencial de gengibre é muito utilizado. Isso porque suas propriedades estimulam a queima de gordura. Além disso, o óleo essencial de gengibre também promove a saciedade.

Você pode tomar algumas gotinhas na água, ou massagear a área do corpo onde está a gordura localizada, como a barriga, por exemplo. É importante diluir e óleo essencial em um óleo carreador antes da massagem.

2. Limão – desengordurante natural

O óleo essencial de limão possui muitos benefícios. Pode melhorar o processo de digestão dos alimentos, porque além de desintoxicar ele também desincha o corpo.

Mas esse óleo essencial também é muito utilizado na aromaterapia para emagrecer pois suas propriedades fazem com que o metabolismo acelere, facilitando assim a queima de gorduras e consequentemente, a perda de peso. O óleo essencial de limão pode ser ingerido com água  ou disperso através de um difusor no ambiente.

3 – Hortelã-pimenta – inibidor de apetite

Hortelã-pimenta possui um aroma incrível, e suas propriedades são capazes de estimular o cérebro, fazendo com que a vontade de comer diminua. Dessa forma, ao ingerir menos calorias durante o dia, mais fácil se torna o emagrecimento. O óleo essencial hortelã-pimenta pode ser ingerido com água ou disperso no ambiente, através de um difusor.

4. Canela – metabolismo acelerado

O óleo essencial de canela é muito utilizado na aromaterapia para emagrecer, principalmente por pessoas que sofrem com problemas como diabetes, colesterol alto, glicose alta e doenças cardiovasculares, por exemplo.

Suas propriedades melhoram a ação da insulina no organismo, fazendo com que a gordura diminua, especialmente a gordura do abdômen. Isso porque o açúcar no sangue é melhor utilizado pelas células do corpo. O óleo essencial de canela pode ser ingerido com água ou disperso no ambiente através de um difusor. Mas atenção: grávidas não podem utilizar esse óleo, pois estimula a contração do útero e isso pode causar um aborto espontâneo.

5. Bergamota – o óleo essencial da alegria

Quando difundida no ambiente, a essência da bergamota transmite sensações de alegria e bem-estar, promovendo sentimentos de conforto e felicidade, afastando assim, os sentimentos de ansiedade e tristeza e até mesmo de depressão..

Dessa forma, quando utilizado na aromaterapia para emagrecer, o óleo essencial de bergamota estimula pensamentos positivos, que evitam o excesso de ingestão de alimentos, permitindo a perda de peso mais rápida. Pode ser utilizado disperso no ambiente através de um difusor ou ingerido com água.

Benefícios da aromaterapia para emagrecer

Além de muitos benefícios que a aromaterapia pode proporcionar para a saúde em geral, quando se trata de emagrecimento, podemos encontrar outros benefícios, por exemplo:

  • Proporciona energia para a prática de atividades físicas
  • Aumenta a concentração, proporcionando foco em seus objetivos
  • Equilibra e auxilia no bom funcionamento do organismo
  • Reduz sintomas de ansiedade e estresse
  • Regula o sono, acabando com a insônia, o que é essencial para a perda de peso

Cuidados com os óleos essenciais

  • Nem todos os óleos essenciais podem ser ingeridos. Por isso, fique atento ao rótulo.
  • Não aplique os óleos diretamente nos olhos ou canais auditivos.
  • Óleos cítricos, como o de limão e bergamota, por exemplo, possuem componentes que, quando expostos ao sol, podem causar manchas na pele e até mesmo queimar. Por isso, evite o uso diretamente na pele.

É importante salientar que a aromaterapia para emagrecer deve estar aliada a uma reeducação alimentar e à pratica de atividades físicas. Se você tiver dúvidas de como utilizar a aromaterapia, o ideal é consultar um aromaterapeuta.

Paula C

Oi, sou a Paula Gosto de comer sem culpa depois de ter lutado e vencido a balança por anos. Acredito que isso pode ser conquistado por todas as mulheres que realmente querem melhorar a saúde e aqui posto conteúdo com este propósito.

Posts Recentes

Glicose alta: quais são suas causas e quais os sintomas do Diabetes

A glicose ou açúcar no sangue é combustível para os órgãos e funções do corpo.…

1 mês

Colesterol alto: o que é e o que fazer para combater?

Você já ouviu falar que o colesterol é um "vilão"para a saúde? É bem provável…

1 mês

Gorduras boas: conheça todos os seus benefícios para a saúde

A gordura é um tipo de nutriente e, assim como proteínas e carboidratos, seu corpo…

2 meses

Dieta combinada com procedimentos estéticos funciona?

Muitas pessoas buscam pelo emagrecimento rápido, seja com dietas ou exercícios físicos intensos, mas, você…

2 meses

Dicas para emagrecer: saiba o que fazer para eliminar os quilinhos a mais

Existem muitas pessoas querendo, ou precisando emagrecer, seja por motivos de saúde ou até mesmo…

2 meses

Micropigmentação ou Microblanding: Quais as Diferenças

Você não faz a mínima ideia do que é micropigmentação ou microblanding, principalmente quais são…

3 meses