tr?id=1285203824994171&ev=PageView&noscript=1 - Saúde e tecnologia: como passar muitas horas na frente do computador pode afetar sua saúde
Saúde e tecnologia: como passar muitas horas na frente do computador pode afetar sua saúde

Você tem o hábito de passar horas em frente ao computador nas redes sociais? Seu trabalho exige que você utilize seu computador por muito tempo durante o dia? Muito provavelmente a maioria das pessoas responde sim para pelo menos uma dessas perguntas, e isso pode ser um problema.

Veja a seguir como passar muitas horas na frente do computador pode afetar a sua saúde de maneiras diferentes, mas igualmente preocupantes.

PROBLEMAS DE VISÃO

Os olhos são, sem dúvida, um dos principais prejudicados quando você passa longos períodos em frente ao computador, seja trabalhando ou realizando outras atividades.

E esse prejuízo, percebido na forma de desconforto normalmente se manifesta através de:

  • Dores de cabeça;
  • Visão embaçada;
  • Olhos secos;
  • Olhos irritados;
  • Vermelhidão;
  • Hipersensibilidade a luz.

Se você tem o hábito de passar horas a fio olhando para a tela do seu computador, tablet ou mesmo smartphone, é muito provável que já tenha sentindo algum desses desconfortos, ou todos eles, em algum momento.

Isso é muito comum em pessoas que trabalham em atividades ligadas ao empreendedorismo digital, como gestão de redes sociais, produção de conteúdo e lojas virtuais.

A boa notícia é que com algumas medidas simples é possível diminuir muito esse tipo de desconforto.

O primeiro passo é quebrar os longos períodos de exposição à tela, simplesmente levantando-se para buscar água, ou mesmo ir ao banheiro.

Se isso for muito difícil para você, existem aplicativos que podem ser programados para avisar a hora da pausa.

ISOLAMENTO E DEPRESSÃO

Se por um lado os computadores servem para conectar pessoas de várias partes do mundo, por outro o número de pessoas que estão sozinhas é cada vez maior.

Isso porque muitas pessoas acabam confundindo as coisas, e se dedicam apenas aos relacionamentos virtuais, e deixam de lado o contato físico.

E o resultado dessa inversão de ambientes não poderia ser outro que não fosse um número de pessoas com dificuldade para se relacionar fisicamente com outras pessoas.

Com isso, consequentemente os casos de depressão também nunca atingiram patamares tão altos como os de hoje em dia.

POSTURA

A maneira como você se posiciona em mesas e cadeiras enquanto utiliza o computador pode trazer consequências para a sua saúde.

Veja alguns problemas que podem surgir em decorrência de uma postura errada ao utilizar o computador por longos períodos.

LESÕES POR ESFORÇO REPETITIVO (LER)

Posturas incorretas estão entre as principais causas das Lesões Por Esforço Repetitivo, e quem utiliza demais o computador também faz parte desse grupo.

Nesses casos, o que pode causar LER é o uso de móveis, principalmente mesas e cadeiras inadequados.

Isso vai prejudicar totalmente a sua postura, e como você fica basicamente na mesma posição durante muito tempo, a situação pode se agravar.

Esse tipo de lesão pode afetar principalmente mãos e braços, e pode ser tratada com imobilização e medicamentos, mas é muito provável que a inflamação volte a se manifestar de tempos em tempos.

CIFOSE TORÁCICA

Essa é uma doença respiratória que afeta principalmente pessoas com asma e outras doenças pulmonares, que adotam uma postura incorreta enquanto utilizam o computador, prejudicando assim a sua respiração.

FADIGA

Quando você não se preocupa com a sua postura durante o tempo que utiliza o computador, acaba gastando muito mais energia para realizar suas atividades.

Com isso, você passa a se sentir muito mais cansado, o que vai impactar diretamente no seu rendimento.

E como a fadiga é o resultado de uma postura incorreta, aliada a uma jornada de trabalho excessiva, o resultado será de muito mais trabalho com resultados cada vez mais abaixo do possível.

DORES NAS COSTAS

Para muitas pessoas sentir dores nas costas enquanto trabalham ou utilizam o computador para outras atividades como navegar pelas redes sociais é considerado normal, e por isso essas dores não recebem a devida atenção.

No geral essas dores são causadas pelo uso incorreto de cadeiras, que quase nunca tem seus encostos posicionados da maneira correta.

Você deve ajustar o encosto da sua cadeira para que o encosto esteja posicionado exatamente na sua curvatura lombar.

Sem esse ajuste, fatalmente você vai sentir dores nas costas com frequência.

RISCO DE MORTE

Existem diversos estudos que mostram que as pessoas que passam muito tempo sentadas, independente do seu nível de atividade física, correm risco de morte prematura devido.

Isso se justifica pelas diversas reações metabólicas que acontecem no organismo, que favorecem o surgimento de doenças como o diabetes e outros problemas cardiovasculares.

E como passamos cerca de 60% do tempo sentados, e não temos hábitos alimentares muito saudáveis, as chances de uma morte prematura aumentam muito.

E quem trabalha diretamente em frente ao computador, seja em casa ou na empresa, precisa prestar muita atenção ao tempo que passa nessa posição.

Afinal é muito comum mergulharmos nas tarefas do dia a dia, e quando nos damos conta já se passaram horas sem que nos movêssemos para pegar um copo d’água.

Essas são apenas alguns dos principais impactos que ficar muitas horas na frente do computador pode ter na sua saúde.

Por isso, é preciso atenção para se policiar e evitar esses períodos muito longos sentada em frente a tela do seu computador.

Sua saúde agradece!

 

Summary
sheisonpc - Saúde e tecnologia: como passar muitas horas na frente do computador pode afetar sua saúde
Article Name
Como passar muitas horas na frente do computador pode afetar sua saúde
Description
É preciso ter muito cuidado ao passar horas na frente do computador, pois você pode estar correndo riscos sérios de comprometer sua saúde. Confira os principais problemas!
Author
Publisher Name
VidaeformaBlog

Sobre o Autor