
A dieta low carb é realmente a queridinha da vez, porém, ela exige alguns cuidados e uma análise detalhada dos prós e contras. Estudo recente levantou um olhar de cuidado sobre o tema e deixou muita gente de cabelo em pé. Você já parou para pesquisar sobre dieta low carb contras e dieta low carb pros? Poucas pessoas tem o cuidado necessário durante a dieta low carb, por isso, o mal uso pode se tornar desastroso. Por isso prós e contras da dieta low carb devem ser levados em consideração.

A pesquisa revisada por pares publicada na revista médica The Lancet Public Health sugere que dietas com baixo e alto teor de carboidratos poderiam encurtar a vida, e dietas incluindo alguns carboidratos poderiam promover uma vida saudável.
Scott Solomon, autor sênior do estudo, chamou a pesquisa de “o estudo mais abrangente da ingestão de carboidratos” de todos os tempos.
O estudo analisou dados auto-relatados de mais de 15.400 americanos de meia-idade que participaram do estudo Atherosclerosis Risk in Communities em busca dos prós e contras da dieta low carb. Os padrões alimentares encontrados pelos pesquisadores foram comparados com estudos adicionais que incluíram 432.000 pessoas em mais de 20 países.
Dados auto-relatados podem ser falhos, porque dependem da memória do sujeito, ou seja, depende dos relatos dos participantes da dieta ao médico que conduz o estudo. Outra limitação do estudo: as dietas foram medidas apenas duas vezes durante o período de estudo de 25 anos, no início do estudo e novamente seis anos depois.
Os pesquisadores concluíram que pessoas que ingeriram uma quantidade moderada de carboidratos viveram quatro anos mais do que aquelas com baixo consumo de carboidratos e um ano a mais do que aquelas que ingeriram muitos carboidratos, e aí está um grande contra da dieta low carb. Dietas de baixo carboidrato foram definidas como menos de 40% das calorias de carboidratos e dietas ricas em carboidratos eram mais de 70% das calorias.
“Nossos dados sugerem que um grande contra da dieta low carb baseada em animais, que são prevalentes na América do Norte e na Europa, podem estar associadas a uma vida útil mais curta e devem ser desencorajadas”, disse Sara Seidelmann, autora do Brigham and Women’s Hospital de Boston em um comunicado.
Mais: Descubra tudo sobre a dieta low carb definitivamente
Os pesquisadores observaram que as pessoas que substituíram os carboidratos por proteínas e gordura dos animais tiveram um risco maior de morte prematura em comparação com aqueles que substituíram os carboidratos por alimentos à base de plantas. Por isso, é preciso estar muito atento aos prós e contras da dieta low carb, em cada situação.
![]() | Já conferiu nosso post com receitas deliciosas feitas com shake emagrecedor ? Você vai se impressionar com a praticidade e com seus resultados Descubra como fazer receitas deliciosas com shake emagrecedor aqui |
“Essas descobertas reúnem várias vertentes controversas”, disse o co-autor Walter Willett, da Escola de Saúde Pública Harvard T. H. Chan, em um comunicado. “Pouco carboidrato pode ser prejudicial, e isto é um grande contra para a dieta low carb, mas o que mais conta é o tipo de gordura, proteína e carboidrato”.
Mais: Descubra 7 alimentos proibidos na dieta low carb
E você ? Já analisou os prós e contras da dieta low carb? Você segue esta dieta? Deixa seus comentários aqui em baixo e relate sua experiência conosco!
0 Comentários