Dieta da Água funciona? Saiba quais são os prós e contras

Existem muitas dietas hoje em dia que prometem a perda de peso rápida. Mas uma boa dieta é aquela que ajuda a adotar um estilo de vida mais saudável, mantendo-o ativo, sem dispensar os nutrientes essenciais. Qualquer dieta pode prometer resultados rápidos de perda de peso, mas cuidado, pois você poderá recuperar os quilinhos perdidos sem uma reeducação alimentar. Mas e a dieta da água funciona? Saiba quais são os prós e contras da dieta da água.

Nesse post você vai encontrar:

O que é a dieta da água?

A dieta da água é uma dieta que certamente irá promover uma perda rápida de peso. A dieta da água nada mais é do que passar um período em jejum, tomando bastante água. Essa dieta pode ser uma ótima aliada para auxiliar na eliminação das toxinas do organismo. Contudo, fique atento! Por se tratar de uma dieta bastante restritiva, seu corpo pode ficar carente de nutrientes e sua saúde pode ficar comprometida. Mas nem tudo é ruim! Hoje falaremos sobre os prós e os contras da dieta da água.

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Como funciona a dieta da água

A dieta da água é uma dieta restritiva, e por isso deve ser adotada por poucos dias, justamente para que o organismo não sofra carência de nutrientes. Existem algumas versões da dieta. Confira como funciona cada uma delas:

  • Dieta da água morna – segundo a medicina chinesa, a temperatura morna da água pode resultar no aquecimento do estômago, fazendo com que os alimentos sejam melhores digeridos. Contudo, não existe comprovação científica que confirme essa teoria. Na dieta da água morna, deve-se ingerir um copo de água que deve estar com a temperatura entre 29º e 36º em jejum e antes de cada refeição.
  • Dieta da água gelada – a água gelada acelera o metabolismo, fazendo com que o corpo queime calorias de forma mais rápida, sendo assim, termogênica. Deve-se tomar um copo de água gelada em jejum e intercalar durante o dia de 8 a 10 copos de água gelada, sempre tomando um antes de cada refeição.
  • Dieta da água com limão – a água com limão é uma ótima aliada no processo de emagrecimento, pois manda embora as toxinas e desincha. Além disso, proporciona a sensação de saciedade. Meia hora antes do café da manhã, beba um copo de água com o suco de meio limão. Antes das demais refeições faça o mesmo procedimento. Além disso, você também pode colocar rodelas de 1 limão inteiro em 1 litro de água e ir tomando durante o dia.

O que comer na dieta?

Por se tratar de uma dieta, existem alimentos que devem ser consumidos e outros não.

Você deve ingerir um copo de água em jejum, todos os dias meia hora antes do café da manhã. No café da manhã estão permitidos uma fatia de pão integral, com pasta de amendoim ou creme de ricota por exemplo. Para tomar, prefira café preto ou chá sem açúcar. Você também pode optar por iogurte desnatado com uma colher de linhaça ou chia. Escolha uma fruta no café da manhã.

Para o lanche da manhã e da tarde na dieta da água, um copo de água e 1 barra de cereal ou 1 taça de gelatina sem açúcar. Oleaginosas, como por exemplo um punhado de castanhas ou nozes também são uma boa opção.

No almoço as saladas estão liberadas e podem ser consumidas a vontade. Você pode comer 2 colheres de sopa de arroz integral ou macarrão integral com 1 filé grelhado de frango, peixe ou bife de patinho ou alcatra. Legumes estão liberados, porém só 50 gramas.

No jantar, a dieta da água permite salada a vontade e uma fruta, com um copo de água.

Para a ceia, você pode optar por 1 taça de gelatina sem açúcar ou 1 xícara de chá.

Lembre-se sempre de tomar um copo de água 30 minutos antes de cada refeição, mas não esqueça de ir tomando água durante todo o dia também.

Listaremos a seguir os alimentos proibidos na dieta dá água: frituras, alimentos super processados, alimentos ricos em farinha branca, como por exemplo pães, bolos e tortas. Chocolates, sorvetes e alimentos ricos em açúcares também estão proibidos.

Prós e contras da dieta da água

Assim como qualquer dieta, essa não é diferente e possui prós e contras.

Benefícios

A água oferece muitos benefícios para a saúde. Ela é vital para nosso organismo. Confira a seguir seus benefícios na dieta da água:

  • Hidrata e desincha o corpo
  • Auxilia no processo de emagrecimento
  • Acelera o metabolismo
  • Limpa o organismo
  • Proporciona menos calorias
  • Melhora a saúde da pele, das unhas e dos cabelos

Riscos

Os benefícios acontecem devido a ingestão de água, que é muito benéfica à saúde. Mas a dieta da água pode oferecer riscos à saúde. Dessa forma, recomenda-se seguir a dieta por poucos dias e começar uma reeducação alimentar logo a seguir, justamente para que o organismo não fique carente de nutrientes e para que o efeito sanfona não aconteça. No entanto, sempre antes de começar qualquer dieta, é recomendada a procura de um profissional de saúde, como um nutricionista, por exemplo, para que seja indicado o melhor método para você perder peso. O que pode acontecer ao iniciar a dieta da água:

  • Desmaios e tonturas
  • Dores de cabeça e cansaço
  • Falta de nutrientes, vitaminas e sais minerais essenciais
  • Problemas relacionados aos níveis de açúcar no sangue
  • Vontade de urinar com muita frequência
  • Falta de energia e disposição

Quem não deve fazer a dieta?

A dieta da água não pode ser feita por qualquer pessoa.  As pessoas que precisam procurar um profissional de saúde antes do início da dieta são:

  • Idosos
  • Menores de 18 anos
  • Quem possui distúrbio alimentar ou estão abaixo do peso
  • Grávidas e lactantes
  • Quem sofre com problemas cardíacos ou tem tem diabetes 

Independentemente, mesmo que sua saúde esteja em dia e sem problemas, ainda assim é aconselhável consultar um profissional de saúde antes de começar a dieta.

Sobre o Autor

Paula C
Paula C

Oi, sou a Paula Gosto de comer sem culpa depois de ter lutado e vencido a balança por anos. Acredito que isso pode ser conquistado por todas as mulheres que realmente querem melhorar a saúde e aqui posto conteúdo com este propósito.