Dieta Indiana: quais os benefícios e cardápio completo

A dieta para perda de peso é uma grande preocupação para muitos. E muitas vezes é a primeira prioridade em seu plano de condicionamento físico. Mas a perda de peso não é fácil e requer disciplina, esforços e paciência. Isso pode ser alcançado com um estilo de vida saudável, que inclui a dieta correta e atividades físicas regulares. Mas é um equívoco pensar que uma dieta para perda de peso requer mudanças drásticas. Antes de tudo, é preciso uma dieta equilibrada com as proporções certas de todos os grupos de alimentos. A dieta indiana é muito saudável e apresenta resultados muito eficazes, pois as refeições indianas são muito equilibradas, já que incluem proteínas, gorduras, carboidratos e fibras na proporção necessária. Hoje você vai conhecer a dieta indiana, quais são seus benefícios e o cardápio completo.

Nesse posto você vai encontrar:

O que é a dieta indiana

A culinária indiana é conhecida por suas especiarias vibrantes, ervas frescas e grande variedade de sabores. Embora dietas e preferências variem em toda a Índia, a maioria das pessoas segue uma dieta baseada principalmente em vegetais. Cerca de 80% da população indiana pratica o hinduísmo, uma religião que promove uma dieta vegetariana ou lacto-vegetariana.

A dieta tradicional indiana enfatiza uma alta ingestão de alimentos vegetais, como legumes, lentilhas e frutas, além de um baixo consumo de carne. No entanto, com a crescente disponibilidade de alimentos processados, a Índia viu um aumento na obesidade e em doenças crônicas relacionadas à obesidade, como doenças cardíacas e diabetes. 

Porém, existem alguns alimentos altamente nutritivos, como grãos, lentilhas, gorduras saudáveis, vegetais, laticínios e frutas, que são capazes de tratar todos esses problemas. Como existem várias maneiras de cozinhar comida indiana, sempre é possível encontrar opções mais saudáveis. Além disso, muitas das especiarias e ervas tradicionais indianas são extremamente saudáveis, como folhas de pimenta, açafrão, alho, canela, cardamomo, gengibre e manjericão, por exemplo.

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Quais os benefícios da dieta indiana

A dieta indiana auxilia no processo de emagrecimento, pois é uma dieta cujos alimentos são em sua grande maioria, naturais e não inclui alimentos processados, por exemplo.

Na dieta indiana encontramos muitas especiarias que são muito saudáveis. Por exemplo, o açafrão. Não só adiciona cor ao seu prato, mas também ajuda a tratar a artrite, azia, dores de estômago e inchaço, gases e diarréia. Segundo estudos, também impede a progressão da doença de Alzheimer. Outras especiarias, como o cardamomo, ajudam com problemas do estômago e intestino. Além disso, os temperos acrescentam muito sabor aos alimentos.

Os pimentões, também muito presentes na dieta indiana, são capazes de manter os níveis de insulina sob controle, ajudando assim as pessoas que sofrem de diabetes.

Muitos dos ingredientes usados ​​na dieta indiana são considerados “superalimentos”. Por exemplo, o grão de bico é rico em proteínas, zinco e fibras. Muitos pratos indianos são feitos a partir deles. Legumes como espinafre e tomate têm altos níveis de antioxidantes e vitaminas que também são ótimos para a saúde.

A dieta indiana promove a reeducação alimentar, já que introduz alimentos naturais e saudáveis, E a reeducação alimentar é essencial não só para a saúde em geral, mas também quando se trata de querer eliminar os quilinhos em excesso.

Alimentos da dieta indiana

Tente incorporar os seguintes ingredientes no seu plano de refeições diárias:

  • Legumes: tomate, espinafre, berinjela, mostarda, quiabo, cebola, melão amargo, couve-flor, cogumelos, repolho e muito mais.
  • Frutas: incluindo manga, mamão, romã, goiaba, laranja, tamarindo, lichia, maçã, melão, pera, ameixa, banana.
  • Oleaginosas e sementes: nozes castanha de caju, amêndoas, amendoins, pistache, sementes de abóbora, sementes de gergelim, sementes de melancia, por exemplo.
  • Leguminosas: feijão verde, feijão preto, lentilha, leguminosas e grão de bico.
  • Raízes e tubérculos: batatas, cenouras, batatas doces, nabos, inhame.
  • Grãos integrais: arroz integral, milho, trigo, quinoa, cevada, pão integral, amaranto.
  • Laticínios: queijos brancos, iogurte, leite, kefir, manteiga ghee
  • Ervas e especiarias: alho, gengibre, cardamomo, cominho, coentro, páprica, açafrão, pimenta do reino, manjericão e muito mais.
  • Gorduras saudáveis: leite de coco, abacate, óleo de coco, óleo de mostarda, azeite, óleo de amendoim, óleo de gergelim, manteiga ghee.
  • Fontes de proteína: Tofu, legumes, laticínios, e carnes magras (em pouca quantidade).

As refeições e lanches devem se concentrar em alimentos frescos e integrais, aromatizados com ervas e especiarias. Além disso, a adição de vegetais não ricos em amido, como verduras, berinjelas ou tomates às suas refeições, fornecerá um impulso de fibra que pode ajudá-lo a se sentir satisfeito por um longo período de tempo após se alimentar.

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O que beber na dieta indiana

Manter-se hidratado é essencial. Na dieta indiana, beba muita água (de 6 a 8 copos por dia). Água com gás e chás sem açúcar, por exemplo, também estão liberados e são ótimas opções.

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O que evitar na dieta indiana

Durante a dieta indiana, evite alimentos super processados, alimentos ricos em açúcares, como doces, chocolates e sorvetes, por exemplo. Evite também a ingestão de frituras, refrigerantes, bebidas alcoólicas e fast-food.

Sugestão de cardápio

  • Café da manhã 

1 copo de iogurte natural ou 1 copo de leite desnatado ou mingau de lichia com leite + 1 banana ou 2 castanhas ou 1 fatia de mamão com chia

  • Lanche da manhã

1 maçã + 3 nozes ou 1 banana + 3 amêndoas ou 1 banana picada com canela em pó

  • Almoço

1 porção de arroz integral ou Chapati (receita a seguir) com tofu ou 1 porção de batata cozida + 1 porção de salada de couve + 1 porção de vegetais regados com azeite

  • Lanche da tarde

2 fatias de pão integral com tofu ou 1 Chapati (receita a seguir) com manteiga ghee ou 1 maçã + 3 castanhas

  • Jantar

1 porção de arroz integral ou 1 porção de batata doce ou 1 porção de grão de bico + 1 porção de lentilhas ou feijão + salada dose espinafre + 1 porção de legumes regados com azeite

Receita de Chapati

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Chapati é um pãozinho indiano, muito fácil de preparar e pode ser incluído na dieta indiana, confira!

Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo ou integral

1/2 colher de chá de sal

1 colher de sopa de azeite

1/3 de xícara de chá de água

Farinha de trigo para polvilhar

Modo de preparo:

Em uma tigela, mistura a farinha e o sal. Em seguida, coloque a metade da água e misture com as mãos. Irá se formar uma “farofa grossa”. A seguir, adicione o azeite e continue misturando com as mãos. Logo após, coloque o restante da água e misture bem. Durante 5 minutos, sove bem a massa. Se preferir, utilize uma bancada. Após, faça uma “bola”com a massa e deixe descansar por 10 minutos. modele a massa formando um rolinho e divida em 10 porções pequenas. Em seguida, abra cada porção utilizando um rolo, até formar um disco bem fininho. Em uma frigideira antiaderente já bem aquecidas, coloque a massa em forma de disco e deixe dourar dos dois lados.

Dicas para melhores resultados na dieta indiana

Juntamente com um plano da dieta indiana que é super equilibrada, esses hábitos ajudarão você a se manter saudável 

  • Opte por 5-6 refeições por dia: em vez de três refeições grandes, tente fazer três refeições modestas e alguns lanches durante o dia em porções controladas.
  • Espaçar suas refeições em intervalos regulares evita acidez e inchaço. Além disso, o mantém satisfeito por mais tempo..
  • Faça escolhas mais saudáveis ​​de lanches. Jante cedo: os indianos jantam mais cedo do que as outras sociedades em todo o mundo. O metabolismo diminui à noite, portanto, um jantar tardio pode levar ao ganho de peso. Os especialistas recomendam que você faça sua última refeição do dia às 20h.
  • Beba muita água: como beber mais água ajuda a perder peso? Para começar, são zero calorias. Além disso, beber um copo de água pode ajudar a controlar a fome. Tome de seis a oito copos de água diariamente para perder peso na dieta indiana.
  • Coma muita fibra: uma pessoa precisa de pelo menos 15 g de fibra por dia, pois ajuda na digestão e na saúde do coração. Aveia, lentilhas, sementes de linhaça, maçãs e brócolis, por exemplo, são ótimas fontes de fibras.
  • Faça exercícios físicos! Atividades físicas auxiliam na perda de peso e a manter a saúde em dia. Caminhadas, corridas, andar de bicicleta e exercícios de academia são ótimos exemplos.
  • Você não precisa abandonar seus hábitos alimentares regulares ou fazer grandes mudanças em sua dieta; você só precisa do melhor plano de dieta indiana equilibrado para entrar em forma!

Sobre o Autor

Paula C
Paula C

Oi, sou a Paula Gosto de comer sem culpa depois de ter lutado e vencido a balança por anos. Acredito que isso pode ser conquistado por todas as mulheres que realmente querem melhorar a saúde e aqui posto conteúdo com este propósito.