Dietas

O guia completo da dieta low carb: Tudo que você precisa saber!

Está buscando uma dieta que pode te ajudar a emagrecer, mas não quer abrir mão de certos tipos de alimentos? Não quer viver só comendo salada? Quer emagrecer rápido sem correr grandes riscos? A dieta low carb pode ser a solução para seus problemas! Neste artigo, vamos te contar tudo sobre a dieta low carb, você vai encontrar desde o que é a dieta low carb, quais são os benefícios, se a dieta low carb funciona mesmo, quais são os cuidados necessários!

Se você não tem muito tempo, aqui vai um resuminho:

Resumo objetivo

  • É uma dieta que te força reduzir o consumo de carboidratos
  • Pode te ajudar a emagrecer rapidamente e possui vários benefícios
  • Pode-se consumir bebidas alcólicas moderadamente
  • Vários famosos seguem a dieta
  • Vale a pena seguir a dieta se você tem um objetivo bem claro definido
  • É contra-indicada para quem tem doenças cardíacas, hepatite e insuficiência renal.
  • Você consegue perder peso sem exercícios, mas é claro que fazendo exercícios vai acelerar o processo
  • Confira nosso cardápio semanal completo da dieta low carb que vai te ajudar com os primeiros passos

 

Experiência da minha irmã Tatiana, com a dieta low carb e CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TER

Se você é leitora aqui do blog, sabe que eu emagreci seguindo uma combinação de inibidor de fome e shake, e aqui tem minha jornada completa onde eu conto como eu consegui e quais produtos eu usei. Porém, minha irmã, Tatiana, optou por seguir a dieta low carb. Ela seguiu sozinha, assim como você está fazendo (pesquisando conteúdo na internet e seguindo sozinha), porém ela teve diversos problemas pelo caminho, aqui listamos algumas delas:

  • Como saber a quantidade certa por refeição?
  • Perdi 2Kg e recuperei 3Kg (!!!!!) E agora?
  • Está se sentido fraca, como contornar?
  • Nos momentos de fome, quais opções estão ao alcance?
  • Dores de cabeça constantes, é normal? Como resolver?
  • Perdi pouco peso dentro do mês, é normal? Como posso perder de forma mais acelerada?
  • Tenho aniversário pra ir, o que eu posso comer?
  • Eu não resisti e comi uma porcaria, e agora como eu posso compensar?

Ela conseguiu emagrecer, mas o resultado não foi o esperado. Embora no meio do caminho ela tenha emagrecido um pouquinho mais, a diferença de peso entre o dia 1 e o último dia (6 meses depois) foi de apenas 5Kg. Poisé…

Ela conseguiu emagrecer de verdade, seguindo um método mais “passo-a-passo” que é baseado na dieta lowcarb. Por isso recomendamos que você leia a história completa pra entender como ela conseguiu e como você também pode conseguir resultado muito melhores, em muito menos tempo. Mas vou contar um spoiler: Ela emagreceu 13Kg em 2 meses seguindo o método. 

Para acessar o nosso post aqui no blog sobre COMO A TATIANA CONSEGUIU EMAGRECER E VOCÊ TAMBÉM PODE, basta CLICAR AQUI.

Leituras recomendadas:

O que é a dieta low carb? 

A dieta foi criada em 1972 pelo doutor Robert Atkins, que defendia uma dieta com baixo teor de carboidratos, que este tinha usado com sucesso no tratamento de pacientes na década de 1960.

Como funciona?

Esta é uma dieta focada em reduzir o consumo de carboidratos para algo entre 50 e 200g por dia. Atuapromovendo o consumo de gordura saturada (inofensiva). Sendo assim, as pessoas ao consumirem proteína, gorduras saturadas e reduzirem o consumo de carboidratos, se sentem mais saciadas. Logo, com esse tipo de dieta ao se sentirem mais saciadas, consomem menos calorias e podem enfim emagrecer sem passar fome! Sendo assim, a saciedade é sua grande aliada nesse processo de emagrecimento.

A dieta low carb funciona muito bem pois o baixo consumo de carboidratos reduz a liberação da insulina no organismo, o que significa um maior estoque de gordura que será utilizada como fonte de energia. Outro fator relevante, está no fato de haver a aceleração do metabolismo, pois nosso corpo exige mais energia no processo de digestão de proteínas.

Confira este rápido vídeo:

 

 

Quais são os benefícios da dieta low carb ? 

Um dos benefícios mais importantes, conforme mencionado anteriormente, é justamente o emagrecimento rápido (fonte, fonte). Porém, a lista de benefícios da dieta low carb não para por aí, confira uma breve lista:

  • Mais saciedade e menos consumo de calorias;
  • Comer bem, e de forma saudável: Com essa dieta, você não precisa ficar basicamente na salada, você pode comer proteínas, laticínios, entre outros alimentos que agregam na sua saúde;
  • Baixa os níveis de triglicerídeos no sangue, pela redução do consumo de frutose (carboidratos), ajudando no combate de doenças cardíacas (fonte, fonte)
  • Aumentam os níveis do colesterol “bom” (HDL): o que diminui as chances de ter doenças cardíacas. ( fonte)
  • Reduzem a glicose e a insulina no sangue: Vale ressaltar que quando consumimos carboidratos, o corpo os transforma em açúcar, que em elevados níveis podem trazer problemas futuros. Sendo assim, diminuir o consumo de carboidratos, reduz os riscos (fonte).
  • Essa dieta também pode diminuir a pressão alta: muitos fatores podem causar a pressão alta, e a má alimentação é o principal deles.

Dieta low carb vale a pena? 

A dieta low carb vale a pena se você decidir focar e se manter dentro do seu objetivo. Por isso, você precisa definir seu objetivo e estar atenta aos benefícios da dieta low carb.

Todas as pessoas que desejam saber como começar uma dieta low carb se perguntam se ela realmente vale a pena. Para responder isso, você precisa definir seu objetivo e estar atento aos benefícios da dieta low carb. Se o seu objetivo é perder peso rapidamente, de forma saudável, você definitivamente deve considerar esta dieta como uma forte candidata.

É importante adotar cautela antes de mudar a alimentação drasticamente é importante para o seu corpo. Desse modo, cortando os carboidratos aos poucos até reduzi-los na quantidade proposta pela dieta low carb, é essencial para você não sofrer danos futuros.

Se você ainda tem dúvidas se vale ou não a pena, recomendamos conferir a lista de benefícios da dieta low carb aqui neste post e testar a dieta por pelo menos 1 semana, seguindo nosso post com receitas e cardápio aqui no blog!

Quais famosos fazem a dieta low carb ? 

As celebridades são as grandes influenciadoras de estilo de vida para um grande número de pessoas. E é claro que elas servem de inspiração na hora da dieta também. Confira aqui uma pequena lista de famosos que aderiram à dieta:

  • Jéssica Alba: A estrela de hollywood, diz que segue a dieta, e que esta dieta e a permite comer “besteiras” aos domingos (fonte)
  • Jennifer Aniston: Nossa querida Rachel de Friends, segue a dieta aliada a exercícios físicos, e declara: Dieta low carb funciona! (fonte).
  • Gisele Bundchen: A modelo seguiu a dieta para perder peso depois de sua gravidez (fonte), e ressalta os benefícios que a dieta low carb trouxeram para seu cotidiano.
  • Jennifer Lopez: A cantora e atriz também evidencia que a dieta low carb funciona e a ajudou a perder peso rápido (fonte).

Quais os cuidados necessários da dieta low carb ? 

Que a dieta low carb funciona é evidente, porém e é importante deixar claro que toda dieta merece alguns pontos de atenção, e alguns cuidados são necessários na dieta.

  • A redução agressiva de carboidratos pode acarretar na diminuição de massa magra (músculos), pois o organismo começa a queimar aminoácidos, fonte secundária de energia, encontrados nos músculos.
  • É preciso também ter cuidado com o consumo excessivo de proteínas, que podem levar ao risco de osteoporose, diabetes e até câncer.
  • A dieta low carb é contra-indicada para quem tem doenças cardíacas, hepatite e insuficiência renal.
  • Também existe um ponto de muita controvérsia há realmente benefícios desta dieta para diabéticos, ou não. Existem pesquisas científicas que demonstram que a dieta low carb é indicada para pessoas com diabetes tipo 2 (fonte). Existem também pesquisas que não são conclusivas sobre low carb e diabetes tipo 1 (fonte). Na dúvida, consulte seu médico!

Existe um novo estudo que aponta a redução de estimativa de vida em até 4 anos para dieta low carb, recomendamos ler sobre isso

Como emagrecer em 30 dias

Dá pra emagrecer tão rápido assim? Dá! Desde que você se comprometa consigo mesma e siga rigorosamente a metodologia escolhida. Se você quer realmente emagrecer dentro dos próximos 30 dias, recomendamos este material que está fazendo bastante sucesso:

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O que dizem os nutricionistas sobre a dieta low carb ?

Existem alguns nutricionistas que destacam esta dieta como metodologia em seus sites. Em geral, os nutricionistas são favoráveis à dieta, por que sabem que a dieta low carb funciona mesmo, claro, desde que levada com atenção aos cuidados especiais citados anteriormente, e conduzida de forma correta. 

Devo fazer exercícios ou somente a dieta low carb vai me fazer emagrecer ?

A dieta low carb funciona reduzindo o consumo de carboidratos, portanto seu corpo queimará fontes secundárias de energia como gordura corporal e aminoácidos dos músculos. Isso significa que manter a dieta por longo período sem praticar exercícios, pode comprometer sua saúde.

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Exercício em casa

Para perder peso rápido sem praticar exercícios e aproveitar os benefícios da dieta low carb, é recomendável criar ciclos curtos de dieta alternando para consumo normal de carboidratos. Vale mencionar que é uma boa ideia procurar um nutricionista para avaliar seu progresso. O ideal para quem tem uma vida sedentária e deseja se beneficiar desta dieta, é praticar um mínimo de exercícios diários em casa mesmo. Exercícios simples já ajudarão a evitar problemas. O pessoal que já pratica academia, esportes, exercícios ao ar livre podem ficar tranquilos, pois estarão bem amparados.

Como traçar uma meta realística dentro da dieta low carb ?

Não podemos imaginar que a dieta vai fazer você emagrecer rápido o suficiente para perder 20kg em 5 dias. Isso não existe (infelizmente). Porém, existem estudos que indicam que a dieta proporciona uma perda rápida de peso e a média de perda nos primeiros momentos fica em 4.7 kg. Aqui mesmo no blog temos um post que fala sobre um famoso material completo que ensina os segredos da dieta low carb, juntamente com vários truques e recomendações que te ajudam a emagrecer muito em um curto espaço de tempo, apenas 21 dias. Caso queira conhecer, basta acessar o link abaixo:

Como começar a dieta low carb ?

Para começar a dieta, você precisa passar por uma reeducação alimentar. Esquecer tudo que viu por aí sobre dieta e perda de peso, pois ao contrário do que as dietas tradicionais propõe (evite gordura, evite doces, coma menos e coma com mais frequência). A dieta se propõe atingir seus objetivos através do consumo de gorduras trans, tolera doces (selecionados), e permite alguns comportamentos surpreendentes. Você precisa planejar um cardápio semanal e estruturar grupos de refeições, como por exemplo:

  • Café da manhã – de 3 a 7 opções diferentes (caso não queira repetir o mesmo café da manhã, é bom ter opções para variar)
  • Almoço – 7 opções diferentes (você não precisa mudar todos os dias, mas ter opções é importante e vai te salvar no futuro)
  • Lanche da tarde – 5 a 7 opções diferentes
  • Jantar – 7 opções diferentes
  • Lanches diversos – 4 ou 5 opções para quando bate uma fominha danada e ainda falta um bocado para a próxima refeição, algo leve e sem carboidratos.
  • Bebida – Sim, beber água é importante e você deve se planejar dentro das bebidas permitidas.

 

Quais tipos de alimentos posso comer ?

É quase impossível tirar completamente os carboidratos de uma dieta, pois quase todos os alimentos possuem um baixo teor desse macronutriente. Ter um estilo de vida saudável significa, antes de tudo, basear-se em uma boa alimentação. Se você deseja ter um corpo bonito, magro, forte e saudável, é nesta lista de alimentos que deve se basear:

  • Proteínas (carnes: frango, peixe e carne vermelha);
  • Frutos do mar;
  • Ovos;
  • Queijos amarelos;
  • Azeite, óleo de coco, manteiga;
  • Todas as oleaginosas;
  • Frutas (abacate, morango, kiwi, limão e coco são recomendadas)
  • Verduras e legumes (batata nem pensar)

Para entender mais sobre o assunto, confira também o nosso post sobre alimentos permitidos e proibidos na dieta low carb

Quais tipos de alimentos não posso comer ?

Todo alimento que você consome, influencia na sua saúde. Vamos te mostrar que alguns alimentos não são apropriados na dieta, devido ao alto teor de carboidrato. São eles:

  • Pão branco, pão integral;
  • Açúcar (qualquer tipo) e mel;
  • Frutas ricas em açúcar como: banana, uva, manga, pêra, frutas secas;
  • Batata inglesa, batata doce, beterraba, milho;
  • Massas e cereais;
  • Iogurtes adoçados;
  • Suco;

Para entender mais sobre o assunto, confira também o nosso post sobre alimentos permitidos e proibidos na dieta low carb

O que eu posso beber ?

A bebida é um importante fator para sua dieta e saber o que não pode beber pode fazer toda a diferença.  Temos um post dedicado aqui no blog chamado o que beber na dieta low carb? que vai te ajudar com esta surpreendente questão.

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Como medir e acompanhar meus resultados ?

Você já deve ter passado pela seguinte situação: “estou fazendo tudo certinho há dias, mas me pesei e nada mudou. E agora?” Isso é super comum, principalmente nesta dieta, que se for aliada a exercícios, favorece a perda de gordura e a formação de músculos. Por isso, o peso da balança pode não mudar significativamente, mas a transformação do seu corpo continua ocorrendo.

Melhor que saber seu peso, é saber a porcentagem da sua gordura corporal. Isso vai te ajudar a saber a quantidade de gordura que você precisa perder e se está progredindo no seu programa de emagrecimento. A melhor maneira de medir seu progresso é aliando uma balança à uma fita métrica.

É importante que você mantenha dia e horário para se medir e se pesar, e faça isso uma vez por semana, (por exemplo toda segunda-feira, ao acordar) pois seu peso pode oscilar. Se você possui uma balança em casa, meça seu peso sem usar roupas e anote a data e o peso.

Procure fazer este procedimento sempre no mesmo horário, pela manhã e sempre antes de tomar café ou comer qualquer coisa. Se você não possui uma balança, procure usar a mesma roupa sempre que for conferir a balança, e alimentar-se sempre da mesma forma e quantidade, também sempre no mesmo horário. Com uma fita métrica, tire as medidas da sua coxa (ambas as pernas), barriga (1cm acima do umbigo), peito e braços (bíceps, ou seja, entre cotovelo e ombro, na região de maior circunferência). Anote todas as medidas de forma organizada.

Não tenho paciência

A internet está inundada de materiais sobre o assunto, mas informações soltas por aí criam mais confusão do que resolvem o problema. E se você também precisa de algo direto ao ponto, um real passo-a-passo sobre como iniciar, conduzir, e finalizar a dieta low carb para atingir um objetivo definido, confira nosso post sobre a dieta dos 21 dias

Esta é uma dieta desenvolvida nos mínimos detalhes e separada em grupos. Você vai fazer parte de uma comunidade de pessoas que assim como você, estão seguindo a dieta e trocando informações valiosas. Se você quiser realmente economizar durante sua jornada de emagrecimento, recomendamos ir direto ao ponto e resolver logo.

 

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O guia completo da dieta low carb: Tudo que você precisa saber!
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Descubra de uma vez por todas como funciona a dieta low carb, benefícios, o que você pode ou não comer e beber, e aprenda tudo que precisa saber!
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