Dieta paleolítica: como funciona, quais os benefícios e cardápio

A dieta paleolítica, ou dieta paleo como também é conhecida, é uma dieta cujo principal objetivo é promover uma alimentação semelhante à dos nossos ancestrais. Isso mesmo, da idade da pedra. Naquela época, o homem caçava para se alimentar. E na dieta paleolítica, o consumo de carnes e proteínas estão liberados. Já os carboidratos são consumidos de forma bem mais restrita. Hoje você vai conferir os benefícios da dieta paleolítica e como ela ajuda a emagrecer!

Considerada uma ótima opção para quem deseja perder peso, a dieta paleolítica possui muitos benefícios. Além da perda de peso, a dieta paleo promete reduzir os níveis elevados de açúcar no sangue, a fim de minimizar as chances de problemas cardíacos. Ao mesmo tempo, a dieta propõe um estilo de vida mais saudável aos seus adeptos.

Como funciona e porque emagrece?

O principal alimento na dieta paleolítica é a carne. As proteínas são muito importantes para o corpo, pois compõem os músculos e recuperam os tecidos. Também auxiliam o organismo a produzir hormônios, anticorpos e enzimas, além de contribuir com o metabolismo.

Os carboidratos consumidos na dieta paleo são basicamente os de fontes naturais, como os legumes e as frutas, que além de terem as quantidades necessárias de vitaminas e minerais, também tem fibras e possuem um menor índice glicêmico que os carboidratos refinados, como a farinha e açúcares, por exemplo. Sem falar que os carboidratos atrapalham o emagrecimento.

Dessa forma, com um maior consumo de proteínas e a quantidade certa de carboidratos, o organismo consegue gastar mais energia do que consome, fazendo assim, com que ocorra o emagrecimento de forma saudável.

Um ponto interessante desta dieta, está no fato de não ser necessário pré-estabelecer o número de refeições ou restringir/controlar o número de calorias ingeridas ao dia. Na dieta paleolítica, você come até ficar satisfeita e pronto (nada de fome!). Porém, é preciso ter atenção para evitar comer quando estiver sem fome, para não ter efeito oposto ao desejado.

A dieta paleolítica se baseia em consumo de proteínas vindas de cortes de carne magra de vaca, peixe e aves, além de ovos, frutos do mar e queijos. O consumo de proteínas dentro desta dieta representará algo em torno de 25 a 30% do total de calorias diárias, enquanto que em uma dieta normal este valor gira em torno de 14% a 16%. Já os carboidratos diminuem para 30% do consumo de calorias diárias, enquanto em uma dieta normal este valor gira em torno de 50% a 60%.

Entre as gorduras liberadas nesta dieta, estão óleos vegetais, castanhas, óleo de coco e azeite e a idéia aqui é evitar alimentos processados.

Para entender melhor os grupos alimentares e quais alimentos você pode utilizar e quais deve evitar, confira os tópicos abaixo.

Relacionados:

Alimentos permitidos na dieta paleolítica

Confira agora os alimentos permitidos na dieta paleo, isto é, tudo o que deve ser consumido:

  • Carnes– Em primeiro lugar estão as carnes, como carne vermelha, frango, peixes, carne de porco e de cordeiro.
  • Ovos– também são excelentes fontes de vitaminas.
  • Legumes e verduras– inclua sempre legumes na dieta paleo, como por exemplo, brócolis, cenouras, abóboras, cebola, couve, chuchu, alface, tomate, agrião, rúcula, etc.
  • Frutas – são ótimas opções, já que são fontes de vitaminas e principalmente fibras – são elas: maçãs, laranjas, bananas, uvas, morangos, abacates, etc.
  • Oleaginosas– nozes, amêndoas, castanhas, sementes de girassol e abóbora, etc.
  • Gorduras consideradas boas– azeite de oliva, óleo de coco, abacate, entre outros.
  • Temperos – sal, alho, manjericão, alecrim, açafrão, etc. Prefira os temperos naturais.

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O que deve ser evitado

Saiba quais são os alimentos que não devem ser consumidos na dieta:

  • Açúcares refinados e doces– por exemplo: pães, biscoitos recheados, massas, refrigerantes e energéticos, chocolates (exceto o chocolate amargo), sobremesas e doces em geral ricos em açúcares.
  • Farinhas – todos os alimentos a base de trigo, centeio, cevada, entre outras.
  • Alimentos processados– alimentos prontos e industrializados, sejam rotulados como sendo “light” ou “com baixo teor de gordura” ou não.
  • Adoçantes – como por exemplo os adoçantes a base de aspartame, sacarina, sucralose e ciclamatos.
  • Gorduras trans– evite os alimentos que contenham gorduras trans, basta conferir no rótulo do alimento.
  • Óleos de origem vegetal– óleo de soja, de girassol, de milho, de cártamo, de semente de uva, entre outros.

Benefícios da dieta paleolítica

Conheça os benefícios da dieta paleo para a saúde e também para o emagrecimento:

  • Por ser pobre em carboidratos, a dieta paleolítica reduz drasticamente as fontes de inflamações
  • Graças aos alimentos naturais muito presentes na dieta paleo, o organismo digere e absorve melhor o que se come
  • Com carboidratos de qualidade, a dieta paleolítica auxilia no controle e tratamento da diabetes pois diminui a resistência da insulina no organismo
  • Auxilia no emagrecimento, pois além de ser muito nutritiva, é capaz de gerar a saciedade comendo menos, ou seja, menos calorias
  • Evitar ao máximo o açúcar refinado e alimentos processados melhora a saúde em geral, além de também auxiliar no emagrecimento.

Algumas desvantagens

Como toda a dieta tem seus prós e contras, na dieta paleolítica não é diferente.

  • Consumir proteínas em excesso pode colocar em risco a saúde dos rins bem como reduzir o cálcio dos ossos. Dessa forma, tente equilibrar os alimentos da dieta para que não ocorra nenhum tipo de problema
  • A gordura, desde que as consideradas boas, estão “liberadas” na dieta paleo. Mas consumir gorduras em excesso também não é ideal. Sendo assim, consuma de forma moderada
  • Frutas também estão incluídas na dieta paleolítica. Mas também devem ser consumidas com moderação, já que as frutas são alimentos ricos em frutose, que é um tipo de açúcar. Então, não exagere.

Cardápio da dieta paleolítica

A seguir, vamos mostrar algumas opções de refeições a serem feitas na dieta paleo. Mas lembre-se de escolher apenas uma opção por refeição.

Opções de café da manhã:

  • Café sem açúcar com leite de coco ou amêndoas + omelete + uma fruta, por exemplo, uma laranja ou maçã
  • Café preto sem açúcar + 1 ou 2 ovos mexidos com tomate e orégano + uma fruta

Lanche da manhã:

  • Duas fatias de abacate com um limão espremido
  • Duas rodelas finas de abacaxi com canela

No almoço e no jantar, as opções são as seguintes:

  • 150g de carne magra + salada de alface, rúcula e tomate + 1 fruta (para comer: laranja ou se preferir tomar, água com suco de 1 limão)
  • 140g de peito de frango ou atum + moranga refogada + salada de cenoura e beterraba raladas + 3 morangos ou água com suco de 1 limão espremido
  • 140g de carne moída com macarrão de 1 abobrinha e molho feito com tomates + salada de repolho, alface e agrião + 1 fruta como pêra ou água com suco de 1 limão espremido

Para o lanche da tarde, você pode escolher uma das opções:

  • 2 ovos cozidos
  • 1 banana picada com canela
  • 1 ovo cozido + 1 fruta como por exemplo pêssego ou manga

O mais importante de se saber quando se quer começar uma dieta, é que o primeiro passo é buscar orientação de um profissional nutricionista, pois cada pessoa deve ser avaliada individualmente para que o plano alimentar seja adaptado de acordo com sua saúde.

Qual é o próximo passo? Reeducação para transformar-se!

Se você estiver buscando perder alguns quilinhos agora, só pra caber naquela roupa no fim de semana, então fique ligada aqui no blog! Tem conteúdo novo toda semana!! Receitas, cardápios, dietas tudo que você precisa pra emagrecer sem passar trabalho e sem gastar!

Emagrecer não é uma tarefa fácil, isso não é segredo pra ninguém. Todo sabe mais ou menos o caminho instintivamente, e acaba seguindo este caminho. Chás são um ótimo recurso que pode te ajudar a perder alguns quilos, mas tenha em mente que se você quer emagrecer de verdade, vai precisar passar por uma reeducação alimentar. Para transformar seu corpo e saúde, você vai precisar transformar a maneira que sua mente funciona, e isso não é fácil.

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Sobre o Autor

Paula C
Paula C

Oi, sou a Paula Gosto de comer sem culpa depois de ter lutado e vencido a balança por anos. Acredito que isso pode ser conquistado por todas as mulheres que realmente querem melhorar a saúde e aqui posto conteúdo com este propósito.