Dieta vegana para emagrecer: conheça os benefícios

Uma alimentação baseada em toda a variedade de vegetais existentes e rica em nutrientes é considerada extremamente saudável. A dieta vegana é um estilo de vida. Na maioria das vezes, seus adeptos buscam a dieta vegana  por motivos ambientais e direitos dos animais, mas muitas vezes também pela saúde. Hoje você vai conhecer a dieta vegana para emagrecer e seus benefícios. Confira!

Os veganos excluem todo o consumo de alimentos de origem animal, como por exemplo carnes de todos os tipos, ovos, laticínios e mel. E como se trata de um estilo de vida, também não são utilizados cosméticos testados em animais, vestuários de origem animal, medicamentos, etc. Toda a dieta vegana se baseia em produtos de origem vegetal. Mas a dieta vegana emagrece mesmo? Quais seus benefícios?

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Benefícios da dieta vegana

O principal benefício da dieta vegana para a saúde, é sem dúvidas, a redução de açúcares, triglicerídeos e colesterol. Uma dieta baseada na alimentação de vegetais naturais e proteínas trás muitos benefícios à saúde. Vegetais são ricos em antioxidantes que previnem muitas doenças.

Os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e até mesmo alguns tipos de câncer em pessoas que consomem carnes de qualquer tipo são cerca de 26% maiores do que nas pessoas que aderem a dieta vegana, pois é uma dieta pobre em gorduras saturadas e colesterol.

O aumento do consumo de frutas, legumes, verduras naturais e gorduras saudáveis, e o consumo mínimo de alimentos processados e refinados garantem o equilíbrio de carboidratos, proteínas, vitaminas e sais minerais que o organismo necessita.

A dieta vegana emagrece?

Esse é mais um benefício da dieta vegana. De acordo com a ciência, a dieta a base de vegetais faz com que o metabolismo acelere de forma mais rápida quando comparada com outras dietas. Outra vantagem da dieta vegana para emagrecer é que não se consomem alimentos que contenham leite em sua fórmula, como sorvetes e chocolates, por isso a perda de peso é mais rápida.

Entretanto, tenha cuidado na hora de preparar seu alimento. Batata frita, por exemplo, é uma opção vegana, mas é pobre em nutrientes. Além disso, contém muito carboidrato, o que dificulta a queima de gorduras e promove o aumento do peso.

Na dieta vegana para emagrecer é muito importante ter uma alimentação balanceada, com vitaminas e nutrientes para que não ocorram deficiências de ômega 3, ferro, cálcio, zinco, vitaminas do complexo B e vitamina D3, por exemplo. Por isso, antes de começar a dieta, procure a orientação de um profissional como um nutricionista, que poderá orientar a melhor forma de seguir com a dieta vegana para emagrecer.

A importância das proteínas

As carnes em geral possuem grandes quantidades de proteínas. Mas quando as carnes estão excluídas da dieta, o que fazer? As proteínas são fundamentais para que exista o equilíbrio do organismo. Ela tem funções de extrema importância em nosso corpo, como por exemplo equilíbrio hormonal, o reparo de possíveis danos celulares e também são responsáveis pelo ganho e manutenção de massa muscular. Porém, quando existe a deficiência das proteínas não organismo podem começar a surgir sintomas como por exemplo:

  • Dores de cabeça ou enxaqueca
  • Náuseas
  • Perda de massa muscular
  • Inchaço
  • Dores nas articulações e nos músculos
  • Pele seca
  • Queda de cabelo
  • Unhas fracas
  • Imunidade baixa
  • Cansaço extremo e baixa capacidade de se recuperar de esforços físicos e até mesmo de se recuperar de algumas doenças

Principais fontes de proteínas na dieta vegana para emagrecer

Poucos são os alimentos vegetais que combinam todos os aminoácidos essenciais para o organismo. Dessa forma, o mais indicado é combinar esses nutrientes em alimentos diferentes, a fim de suprir todas as necessidades das proteínas. As principais fontes de proteínas na dieta vegana para emagrecer são:

  • Vegetais –  como por exemplo: espinafre, couve, brócolis, batata doce, cogumelos e brotos de soja, de feijão e de alfafa.
  • Leguminosas – são as lentilhas, ervilhas, soja, feijão, grão de bico e amendoim.
  • Frutas – abacate, banana, goiaba, maracujá e frutas secas, como por exemplo passas, damascos, tâmaras e ameixas.
  • Cereais – trigo, arroz integral, centeio, milho, quinoa e aveia.
  • Oleaginosas – castanhas, nozes, avelãs, amêndoas, sementes de linhaça e chia, girassol, gergelim e abóbora.

Suplementação

O uso de suplementos é importante quando se identifica a carência de nutrientes pelo organismo, através de exames de sangue específicos. Se as necessidades metabólicas de nutrientes não forem supridas pela alimentação, será indicado pelo médico o uso de suplementos vitamínicos, individualmente.

Sugestão de alimentos para incluir no cardápio da dieta vegana para emagrecer

Café da manhã 

Para tomar, os sucos naturais são uma ótima opção. Laranja, limão, ou maracujá, por exemplo, são a boa pedida. Você também pode tomar suco detox, com couve, laranja, gengibre e hortelã. Para comer, pão integral com pasta de amendoim é uma ótima dica.

Lanche da manhã

Você pode optar por uma fruta, como a banana, por exemplo, que causa saciedade. As oleaginosas, como as nozes ou as castanhas também são uma boa opção para o lanche da manhã.

Almoço 

Saladas, como alface, tomate, rúcula, agrião, etc, devem sempre estar presentes. Escolha no mínimo dois tipos de salada. Para o prato principal, você pode escolher o tradicional arroz integral com feijão ou lentilha ou macarrão integral. Os vegetais refogados podem ser brócolis, ou cenoura, ou couve-flor, a escolha é sua! Batata doce ou abóbora podem substituir o arroz ou o macarrão.

Lanche da tarde

Uma porção de frutas secas é uma ótima dica para o lanche da tarde. Mas você também pode optar por uma torradinha integral ou até mesmo granola com leite de amêndoas.

Jantar

O jantar pode ser parecido com o almoço. Sempre tenha no prato a salada verde e os vegetais cozidos. Mas no jantar a abóbora é uma boa opção por ter uma quantidade baixa de carboidratos.

Ceia

Escolha uma fruta ou uma pequena porção de oleaginosas.

Algumas dicas para seguir na dieta vegana para emagrecer

Como você pôde perceber, muitos são os alimentos que podem ser incluídos na dieta vegana para emagrecer. Você pode preparar os alimentos utilizando temperos como de costume, como por exemplo: cebola, alho, salsa, molho de tomate caseiro, orégano, manjericão, etc.

Opte pelos alimentos integrais, que causam a saciedade. Além disso, são ricos em fibras que ajudam o bom funcionamento do intestino. Consuma bastante alimentos ricos em vitamina C, como a laranja, que auxilia na absorção do ferro.

Evite o consumo de alimentos industrializados ou ultraprocessados, que não fazem bem à saúde. Prefira sempre alimentos naturais, que são saudáveis e nutritivos.

 

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