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Gorduras boas: conheça todos os seus benefícios para a saúde

A gordura é um tipo de nutriente e, assim como proteínas e carboidratos, seu corpo precisa de um pouco delas para obter energia, absorver vitaminas e proteger a saúde do coração e do cérebro. Mas e comer gordura não vai aumentar o peso, o colesterol e não vai causar uma infinidade de problemas para a saúde? Calma! Nem toda gordura é a mesma. Existem as gorduras boas para a saúde, que desempenham um papel super importante. Além disso, as gorduras boas podem melhorar o humor, aumentar a energia e até contribuir para a perda de peso.

Nesse artigo você vai encontrar:

Gorduras boas e gorduras ruins

Quando falamos em gordura, é muito comum pensar logo em frituras, por exemplo. Ou em como elas podem fazer mal a saúde. Mas existem muitas diferenças entre os tipos de gorduras. E elas são necessárias para a coagulação sanguínea, auxiliam na absorção de algumas vitaminas e minerais e protegem as células. Entretanto, existem as gorduras boas, que são as monoinsaturada e as poliinsaturadas e as ruins, que são as saturadas e as gorduras trans.

Relacionados:

Gorduras boas

Gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas são conhecidas como “gorduras boas” porque fazem bem para o coração, o colesterol e a saúde geral. Seus benefícios são:

  • Reduzir não só o risco de doença cardíaca mas também de derrame cerebral;
  • Diminuir os níveis ruins de colesterol LDL (“colesterol ruim”), enquanto aumenta o bom HDL (“colesterol bom”);
  • Reduzir riscos de arritmia cardíaca;
  • Diminuir os triglicerídeos associados a doenças cardíacas;
  • Combater a inflamação em geral;
  • Previnir hipertensão;
  • Prevenir aterosclerose (endurecimento e estreitamento das artérias);
  • Manter-se mais satisfeito após uma refeição, reduzindo a fome e promovendo a perda de peso.

Gordura monoinsaturada

Fontes de gorduras boas monoinsaturada incluem:

  • Azeite, canola, amendoim e gergelim
  • Abacates
  • Azeitonas
  • Oleaginosas (nozes, amêndoas, amendoins, macadâmia, avelãs, nozes, castanha de caju)
  • Manteiga de amendoim

Gordura poliinsaturada

Podemos encontrar fontes de gorduras boas poliinsaturada em alimentos como por exemplo:

  • Sementes de girassol, gergelim e abóbora;
  • Linhaça e nozes;
  • Peixe (salmão, atum, cavala, arenque, truta, sardinha);
  • Óleo de soja, óleo de girassol, óleo de canola, óleo de milho.

Gorduras ruins

A gordura saturada e a gordura trans, ao contrário das gorduras boas, são consideradas prejudiciais a saúde.

Gordura saturada

Esse tipo de gordura é derivada de alimentos que são de origem animal. Elas fazem com que os níveis de colesterol LDL (ruim) aumentem. Dessa forma, podem causar problemas cardiovasculares. Entretanto, pesquisas apontam que se consumidas em pequenas quantidades, tem sua  importância para o organismo. A gordura saturada pode ser encontrada em:

  • Carnes, principalmente as vermelhas, mas também em carnes brancas
  • Bacon
  • Pele de aves
  • Manteiga
  • Iogurte
  • Creme de leite
  • Azeite de dendê

Gorduras trans

Esse é o tipo de gordura que não é recomendada nem em pequenas quantidades. A gordura trans é uma gordura hidrogenada, que está presente nos alimentos, principalmente os industrializados e seu papel é apenas conservar o alimentos to por mais tempo. Ao contrário das gorduras boas, a gordura trans pode trazer alguns riscos para a saúde, como por exemplo:

  • Aumentar as chances de doenças cardiovasculares e derrames cerebrais;
  • Diminuir o colesterol bom (HDL);
  • Aumentar os níveis de colesterol ruim (LDL);
  • Aumentar e acumular gorduras na região abdominal.

As gorduras trans podem ser encontradas nos alimentos como por exemplo:

  • Frituras: batatas fritas, pastéis ou bolinhos fritos em geral
  • Biscoitos
  • Salgadinhos de pacotes
  • Sorvetes
  • Margarina
  • Bolos

O poder do ômega-3

Os ácidos graxos ômega-3 são especialmente benéficos para a saúde. O organismo não produz esse nutriente. Por isso, deve ser consumido com muita frequência, afinal, esse nutriente é muito importante para a saúde. Uma dieta rica em ômega-3 pode ajudar a:

  • Prevenir e reduzir não só os sintomas de depressão e ansiedade, mas também de TDAH e transtorno bipolar;
  • Melhorar e previnir a perda de memória;
  • Reduzir o risco de doenças cardíacas e derrame cerebral;
  • Combater os radicais livres, dessa forma, prevenindo alguns tipos de câncer;
  • Melhorar problemas como artrite, dores nas articulações e condições inflamatórias da pele, por exemplo;
  • Fortalecer a imunidade;
  • Auxiliar em uma gravidez saudável.

As melhores fontes de gorduras boas ômega-3 são encontradas em alimentos como:

  • Peixes: salmão, arenque, atum, sardinha;
  • Frutos do mar: camarões e crustáceos em geral;
  • Sementes: chia e linhaça, por exemplo;
  • Oleaginosas: nozes, castanhas, amêndoas e pistache;
  • Óleos vegetais: azeites e óleo de canola;
  • Leguminosas: Feijão, ervilhas, soja e grão de bico também são fontes ômega 3;
  • Vegetais de folhas verdes escuras: Couve, espinafre e brócolis.

O ômega 3 também pode ser encontrado através de suplementos, que podem complementar a ingestão pelo organismo. Mas esses suplementos devem sempre ser indicados por um nutricionista. Lembre-se sempre que o ideal é consumir as gorduras boas naturalmente através de uma alimentação saudável.

 
Paula C

Oi, sou a Paula Gosto de comer sem culpa depois de ter lutado e vencido a balança por anos. Acredito que isso pode ser conquistado por todas as mulheres que realmente querem melhorar a saúde e aqui posto conteúdo com este propósito.

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