O jejum intermitente ainda é uma das coisas mais optada pelas pessoas que desejam emagrecer de forma rápida e saudável, com um método relativamente simples e fácil de entender.

Sendo assim, não é de hoje que esse tipo de “dieta” é comum, uma vez que desde os tempos antigos ela é usada, por ter bons resultados e por ser simples de entender.

Porém, a grande dúvida para quem vai usar esse tipo de estilo alimentar, é saber: quanto emagrece por semana?

Portanto, citaremos nesse artigo tudo sobre o jejum intermitente, explicando quanto ela emagrece por semana, e se realmente vale a pena.

Antes de tudo, o que é o Jejum intermitente?

Você talvez certamente já deve ter ouvido falar sobre alguém que faz jejum, ou você mesmo já deve ter feito, uma vez que é uma prática comum entre algumas religiões, como o islamismo, cristianismo, judaísmo e budismo.

Mas, você sabia que, além dos motivos religiosos, ela pode ajudar na saúde do seu corpo?

Sendo assim, o jejum intermitente é um padrão alimentar que alterna entre períodos de jejum e alimentação.

Logo, ela é muito simples, pois, não específica quais alimentos você deve comer, mas quando deve comê-los.

Assim, os métodos comuns de jejum intermitente envolvem jejuns diários de 16 horas ou jejum por 24 horas, geralmente duas vezes por semana.
Os métodos mais populares de jejum intermitente são:

  • O método 16/8: esse é um dos mais usados, por ser mais simples, onde envolve pular o café da manhã e restringir o seu período de refeições diárias a 8 horas, como 13:00 – 21:00. Depois, você jejua por 16 horas.
  • Coma-Pare-Coma: isso envolve jejuar por 24 horas, uma ou duas vezes por semana, por exemplo, não comer do jantar um dia até o jantar no dia seguinte.
  • A dieta 5:2: com esses métodos, você consome apenas 500 a 600 calorias em dois dias não consecutivos da semana, mas come normalmente nos outros 5 dias.

Assim, pode ser adaptada para praticamente todos os tipos de públicos, e para cada foco específico.

Além disso, muitas pessoas acham que o método 16/8 é o mais simples, mais sustentável e mais fácil de seguir. Também é o que mais emagrece por semana.

Quanto emagrece por semana o jejum intermitente?

A perda de peso é o motivo mais comum para as pessoas experimentarem esse padrão alimentar, onde sempre ocorre a dúvida de quanto emagrece por semana.

Dessa forma, fazer o jejum intermitente, leva a comer menos refeições, o que pode levar a uma redução automática na ingestão de calorias.

Além disso, esse padrão alimentar altera diretamente os níveis hormonais para facilitar a perda de peso.

Sendo assim, devido a essas alterações hormonais, o jejum de curto prazo pode aumentar sua taxa metabólica em 3,6 a 14%.

Ou seja, em resumo, saber sobre o quanto emagrece por semana o jejum intermitente, é algo bastante complicado, uma vez que pode variar de organismo para organismo.

Porém, um estudo de revisão de 2014 constatou que esse padrão alimentar pode causar perda de peso de 3 a 8kg ao longo de 3 a 4 semanas.

Desse modo, saber quanto emagrece por semana esse padrão alimentar é algo que vai depender muito do tipo de jejum que você usou, e se ele realmente fez efeito no seu corpo.

Quais os benefícios em usar o jejum intermitente?

Saber apenas quanto emagrece por semana o jejum intermitente, não é suficiente, uma vez que é um padrão alimentar que traz uma série de benefícios.

Ou seja, vai muito mais além do que apenas perder peso.

Dessa forma, é muito importante que você esteja informado sobre quais benefícios para a sua saúde esse padrão alimentar pode trazer.

Confira a seguir os principais:

Melhorar a saúde do cérebro com o jejum intermitente

O cérebro, depois do coração, é uma das coisas que mais deve ter saúde, pois ele é responsável por praticamente todas as ações que acontecem no nosso corpo, como pensar, falar, ter emoções e dentre outras coisas.

Dessa forma, o jejum intermitente aumenta o hormônio cerebral BDNF e pode ajudar no crescimento de novas células nervosas.

Ou seja, ele ajuda a proteger diretamente contra doenças cerebrais, como o caso do Alzheimer

Assim, é uma excelente opção para quem quer manter a saúde do cérebro em dia.

Controlar os níveis glicêmicos

Para muitas pessoas, controlar os níveis glicêmicos é uma das coisas mais buscadas, uma vez que um descontrole pode resultar em doenças, como a diabetes.

Assim, o jejum intermitente pode reduzir a resistência à insulina, diminuindo o açúcar no sangue em 3 a 6% e os níveis de insulina em jejum em 20 a 31%.

Portanto, deve proteger bastante contra problemas, principalmente diabetes do tipo 2.

Sendo uma importante informação que vai além do quanto emagrece por semana esse padrão alimentar.

O jejum intermitente pode melhorar a saúde do coração

Acredite, as doenças cardíacas ainda é algo que atinge grande quantidade do público, inclusive, quando a idade vai chegando.

Sendo assim, o jejum intermitente pode reduzir o colesterol LDL “ruim”, triglicerídeos sanguíneos, marcadores inflamatórios, e dentre outras coisas.

Desse modo, você consegue evitar possíveis doenças cardíacas, e aumenta a saúde do seu coração.

Evitar o envelhecimento

O envelhecimento é algo que de forma automática começa a ocorrer quando chegamos a determinada idade.

Porém, estudos que foram feitos, foi visto que o jejum intermitente pode sim ajudar no aumento da vida útil de uma pessoa.

Ou seja, uma pessoa que faz o uso desse padrão alimentar, tende a reduzir o envelhecimento, aumentando assim a sua longevidade.

Considerações finais

Depois de tudo que foi dito, você pode ver que sim, o jejum intermitente é uma excelente opção de emagrecimento, onde facilmente se consegue emagrece com saúde.

Além disso, saber quanto emagrece por semana, é essencial para conhecer melhor como esses resultados virão para você.

Dessa forma, o que você está esperando?

Sobre o Autor

Flor
Flor

Oi, eu sou a Flor (é... minha mãe é bem criativa!). Sou uma ex-gordinha que sofreu a adolescência inteira para emagrecer. Felizmente, hoje eu consegui superar as dificuldades e resolvi criar este blog para ajudar outras pessoas da mesma forma que eu consegui. Dietas que realmente funcionam ! Puxe uma cadeira e sinta-se a vontade, nosso papo será produtivo!