Quais são os alimentos permitidos e quais são proibidos na dieta low carb

A dieta low carb é provavelmente a dieta do momento, pela riqueza de opções saborosas e pela fácil adoção. Ainda que alguns cuidados sejam necessários, e possam surgir obstáculos, saber exatamente quais são os alimentos permitidos e proibidos na dieta low carb, podem te ajudar a se manter dentro da dieta. Descubra aqui a lista completa de alimentos low carb !

Leituras recomendadas:

Agora sim! Lista de alimentos permitidos e proibidos na dieta low carb!

Na dieta low carb, você precisa se policiar durante sua alimentação para ingerir gorduras e óleos saudáveis, carne, peixe, vegetais, ovos e laticínios sem açúcar entre outros.  Vamos à lista completa:

  • Gorduras e óleos saudáveis
  • Carnes
  • Peixes e frutos do mar
  • Legumes
  • Ovos
  • Leite integral
  • Nozes e sementes
  • Substitutos de farinha
  • Pequenas Frutas
  • Adoçantes
Classe de alimentoExemplos de alimentos
Gorduras e Óleos SaudáveisÓleo de coco, manteiga, banha e gordura de toucinho, azeite de oliva, abacate, óleo de peixe, sementes de linhaça, sementes de chia. Fique longe de gorduras ruins, como óleos vegetais.
CarnesFrango, carne de vaca, cordeiro, carne de porco, carne de veado, etc. Não há restrições.
Peixes e frutos do marSem restrições, Preferência por salmão, bacalhau, camarão, polvo, atum, tilápia e robalo
Legumes

Todos os legumes não-amiláceos (fontes de amidos e carboidratos) são bons. Recomenda-se espinafre, abobrinha, abóbora, brócolis, cogumelos, pepino, cebola, alho, tomate cereja, abóbora, etc.

Recomenda-se evitar  batata

OvosTodos estão liberados!
LaticíniosQueijos, leite de amêndoa sem açúcar, creme de leite, iogurte, manteiga, leite integral. Qualquer laticínios com baixo teor de carboidratos e alto teor de saturados e / ou monoinsaturados geralmente é bom.
Oleaginosas*Nozes, castanha do Pará, avelã, macadâmia, castanha de caju e amêndoas e sementes de girassol
Substitutos de farinhaFarinha de amêndoa, farinha de amêndoa e farinha de côco
Pequenas Frutas*Mirtilos (blueberry), framboesas, amoras, morangos, limões, limas.
AçúcaresEritritol, estévia, Truvia, xilitol. 
É recomendável consumir adoçantes com o mínimo de calorias, sem carboidratos e com um baixo Índice de Glicemia (GI), porque eles não contam para os carboidratos líquidos ou aumentam os níveis de açúcar no sangue. Cada corpo é diferente, então tente estes adoçantes e veja como se sente! 

Saiba mais sobre as diferenças entre o açúcar refinado, mascavo, stevia e xilitol

* Pequenas frutas, nozes e sementes devem ser consumidas em pequenas quantidades. As pequenas frutas contêm açúcar e podem facilmente ultrapassar o limite de carboidratos se você não acompanhar o tamanho das suas porções;

* As nozes são densas em calorias e o tamanho da porção é geralmente extremamente pequeno.

Guloseimas são permitidas ou proibidas na dieta low carb?

Agora que você tem a sua lista de alimentos permitidos e proibidos na dieta low carb, provavelmente você está perguntando: “E as guloseimas?” Grande pergunta! Sabemos o que é isso e é importante ser flexível. Aqui estão alguns alimentos que você pode se permitir de vez em quando:

  • Chocolate: 70% de cacau ou superior tem cerca de 10 carboidratos a cada 30g.
  • Gelatina sem Açúcar com Chantilly: Simples, porém, é doce e mantém você com poucos carboidratos.
  • Manteiga de Amendoim: Sempre boa, mas em pequenas doses. Compre uma marca totalmente natural com apenas dois ingredientes: amendoim, sal.
  • Pizza (somente coberturas): se você não pode viver sem pizza (e não quer fazer uma…), apenas coma as coberturas e o molho. Essas são as melhores partes de qualquer maneira!
  • Alimentos empanados: Asas de frango e qualquer outra coisa à milanesa são bons em pequenas doses.

Precisa de mais ideias? Confira nosso post com 42 receitas low carb para seu cardápio semanal completo! Apenas fique atento na lista alimentos permitidos e proibidos dieta low carb, e você vai se dar bem!

Bebidas são permitidas?

Água, água, água! Você precisa beber mais água no ceto ou qualquer estilo de vida saudável. Manter-se hidratado é extremamente importante. Algumas opções são sucos (sem açúcar) e refrigerante, entre as bebidas alcoólicas, temos vodka, tequila, cerveja (algumas). Você consegue ver a lista completa no nosso post especial sobre bebidas low carb.

Quer seguir a dieta Low Carb e não sabe por onde começar? Precisa de um passo-a-passo?

O melhor guia da dieta low carb na verdade é um programa de emagrecimento criado a partir de 1200 estudos científicos no assunto. Criado pelo doutor Rodolfo Aurélio, que é uma autoridade no assunto low carb e emagrecimento, a dieta aplica técnicas avançadas para combinar emagrecimento e modelagem de hábitos saudáveis. Segundo estudos, é preciso de pelo menos 21 dias seguindo um processo específico para efetivamente mudar um hábito ou aprender um novo hábito. Baseado nisso, o Dr Rodolfo Aurélio criou a dieta de 21 dias, baseada em low carb. Para saber mais sobre esse famoso programa, acesse o site oficial diretamente clicando aqui.

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Quais alimentos são permitidos ou proibidos e o que você pode beber na dieta low carb
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Tudo o que você precisa saber para não pisar fora da faixa! Sua dieta low carb está garantida se você souber o que você pode beber, quais alimentos são proibidos na dieta low carb e claro, quais alimentos são permitidos na dieta low carb! Descubra já!
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Sobre o Autor

Paula C
Paula C

Oi, sou a Paula Gosto de comer sem culpa depois de ter lutado e vencido a balança por anos. Acredito que isso pode ser conquistado por todas as mulheres que realmente querem melhorar a saúde e aqui posto conteúdo com este propósito.