Dietas

Manual da Dieta Dukan e suas fases – Guia completo!

Dietas sempre fizeram parte da vida das pessoas que buscam um corpo mais saudável ou esteticamente mais bonitos. A Dieta Dukan veio para atender uma necessidade específica de prover controle de peso sem deixar o sabor de fora. Então é muito importante saber o que comer na Dieta Dukan fase ataque. E não é incomum encontrarmos relatos de resultados espantosos de pessoas que experimentaram a dieta dukan completa. Aprenda de uma vez por todas como iniciar na dieta Dukan e entenda como ela pode te ajudar a perder vários quilinhos.

Leitura recomendada:

Como funciona a dieta dukan

Como dito anteriormente, quando fazemos a Dieta Dukan completa, temos uma divisão em quatro fases. Isto mesmo,são as quatro fases da dieta dukan que quando combinadas proporcionam um efeito de potencialização da perda de gordura.As etapas são: fase ataque, fase cruzeiro, fase consolidação e fase estabilização. Confira abaixo como cada uma delas funciona:

Fase Ataque da dieta dukan

A dieta Dukan fase ataque consiste no consumo somente de alimentos ricos em proteínas, onde podem ser contabilizados um total de 66 alimentos. É nessa fase também que os criadores do método de emagrecimento recomendam a ingestão 1,5 colher de sopa por dia de farelo de aveia. A duração dessa fase é de 7 dias e é possível que sejam perdidos até 5 quilos.

Exemplos de alimentos:

  • Aves sem pele (pato e ganso não entram na lista)
  • Carnes magras: todas sem gordura
  • Presunto magro: sem pele e com baixo teor de gordura
  • Proteínas vegetais: hamburguer de soja e tofu (desde que tenha até 8% de gordura)
  • Líquidos: água (de 1,5 a 2 litros por dia, pelo menos), café e Coca-Cola Light ou Zero (de 1 a 3 latas por dia), chás
  • Fígado e rim: no máximo uma vez por semana devido ao colesterol.
  • Peixes: todos os peixes estão permitidos
  • Frutos do mar: todos estão permitidos
  • Ovos: gema e clara, de 2 a 4 unidades por dia (4 para quem tem colesterol alto e 2 para os demais).
  • Laticínios: Iogurte desnatado sem calda ou polpa de frutas. Queijos, coalha e ricota com 0% de gordura, Requeijão de 0% até 3 % de gordura
  • Adoçantes Suclarose, Hermesetas, Canderel, Stevia, Xilitol
  • Temperos: ervas, cebolas, alho, vinagre, limão e sal e mostarda (em baixa quantidade), conservas. Eles só podem ser usados como temperos nesta fase.
  • Farelo de aveia: 1 colher e meia por dia (consumo obrigatório).

ive erhard LxC1Qx1qulc unsplash900 - Manual da Dieta Dukan e suas fases - Guia completo!

Dieta Dukan Fase Cruzeiro completa

Nessa segunda fase da dieta, a pessoa a qual está sendo submetida adicionará 34 legumes e verduras à lista de alimentos que podem ser consumidos, totalizando um montante de 100 alimentos que podem ser consumidos. O recomendado pelos criadores do método é que sejam consumidas duas colheres de sopa de farelo de aveia por dia. A duração da dieta é de 7 dias por quilo perdido, sendo esperado que o indivíduo perca uma média de um quilo por semana.

Leia o artigo até o final para entender como conduzir sua dieta dukan completa!

Dieta Dukan Fase Consolidação

Na terceira fase da dieta o indivíduo passa a poder consumir frutas, pães integrais, queijos e demais alimentos ricos em carboidratos. De acordo com os criadores da dieta, é recomendável o consumo de 2,5 colheres de sopa de farelo de aveia por dia. Essa fase da dieta também deixa de ser restritiva, onde a pessoa pode realizar duas “refeições gala”, desde que não repita as refeições. Essa fase tem duração de 10 dias por peso perdido.

Dieta Dukan Fase Estabilização

A dieta dukan completa precisa contemplar a fase final da dieta, que permite que os adeptos da mesma consumam o que bem entenderem. Mas, é necessário que os indivíduos da dieta tirem um dia da semana para consumir somente proteína e que realizem pelo menos 20 minutos de atividade física ao longo do dia, evitando ao máximo o sedentarismo.

Benefícios da Dieta Dukan

Quando se pensa em dietas de emagrecimento, o maior benefício que esses métodos tendem a oferecer ao organismo é a perda de pesa. Nesse sentido, não seria diferente com a Dieta Dukan, a qual tem como objetivo principal a perda de peso de seus adeptos.

O primeiro benefício ao organismo que pode ser catalogado nesse método é a perda de peso de forma rápida. Já na primeira semana de dieta é possível perceber os resultados da dieta, no entanto é preciso se atentar para os fatores por trás do método, visto que na primeira semana se obtém um falso emagrecimento em virtude do consumo de glicogênio no organismo e água.

Além de promover a perda de peso de forma rápida, o método empregado se mostra muito eficaz em ajudar as pessoas em seus hábitos alimentares. Em virtude dos resultados apresentados de forma rápida, os adeptos da dieta se sentam mais confiantes e motivados e prosseguirem com a dieta, o que permite uma reabilitação alimentar mais eficaz.

Benefícios para diabéticos e portadores de câncer

A dieta Dukan ainda é uma dieta nova no universo dos métodos de emagrecimento e em virtude disso ainda não se sabe todos os possíveis riscos que esse método oferece à saúde. No entanto, já é sabido que esse método aumenta de forma considerável os riscos de câncer, além de causar a hiperglicemia, desregulação do metabolismo, sobrecarrega os rins e muitos outros problemas ao organismo.

Dessa forma, a dieta não traz benefícios à saúde de pacientes que sofrem de diabetes ou câncer. A ciência ainda não foi capaz de comprovar tais benefícios à saúde, sendo capaz somente de apontar os riscos que os adeptos da dieta sofrem.

Gestantes podem fazer a dieta dukan?

A Dieta Dukan é contraindicada para gestantes. Isso porque os carboidratos são fundamentais para o desenvolvimento da criança, sendo assim, a restritiva pode favorecer um mal desenvolvimento do feto.

Lactantes podem fazer a dieta dukan?

As lactantes também estão contraindicadas em realizar a Dieta Dukan, em virtude de sua amamentação e os riscos que isso pode oferecer aos bebês.

Período de duração da dieta dukan completa

O período de duração da dieta obedece à cada uma de suas fases, confira:

  • Fase de ataque – Nessa fase, o período da dieta fica entre 2 a 7 dias de duração.
  • Fase de cruzeiro – Na segunda fase da dieta, a duração dela vai depender da quantidade de quilos que você deseja perder, sendo uma média de 7 dias a cada quilo perdido.
  • Fase de consolidação – Na terceira fase, o tempo de duração é de 10 dias a cada quilo perdido.
  • Fase de estabilização – A última fase dura pelo resto da vida ou pelo tempo que o adepto decidir seguir a dieta.

É possível perder gordura no curto prazo?

Agora, como iniciar na Dieta Dukan é uma das maiores dúvidas de muitas pessoas, mas antes disso é precisa saber quais efeitos são alcançados no curto prazo. Na dieta Dukan é possível sim que se perca peso de forma rápida, ou seja, no curto prazo. De acordo com o método empregado, na primeira semana já é possível se perceber uma diferença no organismo, mesmo que seja um pseudo emagrecimento, durante a fase ataque da dieta dukan. Um dos casos mais famosos de emagrecimento com esse método foi a esposa do príncipe William, Kate Middleton, que ficou com pouco mais de 50 quilos.

Exemplo de cardápio

Saber o que comer na dieta Dukan é uma das maiores dúvidas de muita gente, confira o que preparamos para você!

Café da manhã

  • 1 pote de iogurte 0% gordura;
  • 1 fatia de pão de forma integral.

Lanche meio da manhã

  • 1 xícara de café;
  • 200 ml de leite desnatado.

Almoço

  • 1 porção de repolho roxo, rabanete e palmito;
  • 100 g de carne bovina sem gordura.

Lanche da tarde

  • 1 fatia de pão integral;
  • 40 g de peito de peru.

Janta

  • 1 porção de acelga, feijão e cogumelos;
  • 100 g de salmão.

Ceia

  • 1 xícara de chá de erva doce;
  • 1 maçã assada com canela em pó.

Conclusão

Com este artigo esperamos ajudar na compreensão sobre a Dieta Dukan, suas fases, seus benefícios e como iniciar de maneira correta. Se você tiver alguma dúvida, deixe aqui nos comentários que te ajudaremos a resolver seu problema!!

 

 

Referências:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4336914/

https://www.sciencedaily.com/releases/2014/01/140121093006.htm

https://www.researchgate.net/publication/281830271_Assessment_of_food_intakes_for_women_adopting_the_high_protein_Dukan_diet

https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/healthy-weight/diet-reviews/ketogenic-diet/

Summary
ive erhard LxC1Qx1qulc unsplash 450x270 - Manual da Dieta Dukan e suas fases - Guia completo!
Article Name
Manual da Dieta Dukan e suas fases - Guia completo!
Description
Entenda tudo sobre a dieta dukan e todas as suas fases, e comece com o pé direito com um cardápio de exemplo! Descubra tudo!
Author
Publisher Name
Vida e Forma
To Top