Saúde

O que é anemia, quais são as causas e alimentos que ajudam a curar anemia!

Muitas pessoas pensam que a anemia é uma doença. Mas na verdade, é a consequência de algum problema ou comportamento inadequado do organismo ou de alguma doença. Entender as causas da anemia, faz toda a diferença na hora de combatê-la!

A anemia é caracterizada pela baixa ou deficiência da hemoglobina no sangue, que é a responsável por transportar oxigênio aos pulmões e pela nutrição das células do organismo através das hemácias ou glóbulos vermelhos.

 

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Causas da anemia

Existem diversas causas para a anemia, mas a mais comum é causada pela deficiência de ferro, que é essencial para a saúde, pois é o ferro que sintetiza as células vermelhas do sangue e faz o transporte do oxigênio para as demais células do organismo. Confira algumas causas da anemia:

  • Carência de ferro
  • Carência de ácido fólico e vitamina B12
  • Alguns tipos de câncer
  • Menstruação excessiva
  • Dieta desequilibrada
  • Gravidez
  • Parasitas intestinais

Quais são os sintomas de anemia

O corpo sempre emite sinais quando há algo de errado acontecendo no organismo. Mas para que sejam confirmadas as suspeitas de anemia, é necessário um diagnóstico. Você pode procurar ajuda médica se tiver os seguintes sintomas:

  • Cansaço excessivo
  • Falta de apetite
  • Parte interna dos olhos branca
  • Gengivas esbranquiçadas
  • Palidez na pele
  • Falta de ar e tonturas
  • Dores na cabeça e no peito
  • Formigamento nas mãos e nos pés
  • Nas crianças é comum a dificuldade de aprendizagem e a apatia (sem vontade de brincar)

Como evitar e curar a anemia e como é o tratamento

A prevenção da anemia é baseada na ingestão de alimentos e suplementos ricos em ferro, dieta balanceada, consultas regulares ao médico e exames de rotina.

Porém, quando se tem um diagnóstico, o tratamento dependerá da causa e da gravidade da doença. Anemias causadas por falta de vitamina B12 ou ácido fólico, por exemplo, podem ser tratadas com suplementos que auxiliam no aumento desses nutrientes, ou até mesmo de injeções de vitamina B12, quando o sistema digestivo tiver problemas na absorção da vitamina.

Outros casos como menstruação excessiva levam à deficiência de ferro. Nesses casos, o suplemento de ferro é indicado e nos casos mais graves, o médico pode pedir a suspensão da menstruação.

Mas cada caso deve ser avaliado individualmente e o paciente deve seguir as instruções do médico para tratamento e cura da doença.

Conheça os alimentos que vão te ajudar a curar a anemia

Como você viu, o principal nutriente para prevenir e tratar a anemia é o ferro. Mas existem outros nutrientes necessários para a saúde e que auxiliam na absorção do ferro, como as proteínas e a vitamina C. A seguir, vamos elencar os principais alimentos para evitar a anemia:

  • CARNES VERMELHAS: As carnes vermelhas magras são consideradas uma das melhores fontes de ferro. Também são ricas em proteínas. Fígado de boi contém grandes quantidades de ferro.
  • SOJA:Para quem é vegetariano ou vegano, por exemplo, consumir soja é uma ótima opção, pois essa é uma leguminosa que contém altas taxas de ferro.
  • LEGUMINOSAS– Assim como a soja, as leguminosas como feijão, lentilha e grão-de-bico também são fontes importante de ferro.
  • PEIXES E CRUSTÁCEOS– Salmão, atum, sardinha e camarão são algumas opções de frutos do mar ricos em ferro.
  • VEGETAIS ESCUROS– Brócolis, espinafre e couve também são opções de alimentos que são fonte de ferro e ajudam a combater a anemia.
  • OLEAGINOSAS– As oleaginosas como nozes, castanha- de-caju, pistache e semente de abóbora são ricas em ferro e gorduras boas para a saúde.
  • AÇÚCAR MASCAVO: Rico em vitaminas e minerais, dentre eles o ferro, o açúcar mascavo é frequentemente recomendado para as dietas de pessoas anêmicas.
  • CEREAIS INTEGRAIS– Prefira o consumo de cereais integrais, como a aveia, a quinoa e as farinhas integrais, pois além de auxiliar na prevenção da anemia, também cuidam da saúde do coração.

Inclua Vitamina C nas refeições!

Uma ótima forma de potencializar a absorção de ferro é incluir vitamina C nas refeições. Com propriedades antioxidantes, as vitaminas C são capazes de fazer com que o ferro seja melhor absorvido pelo organismo. Uma laranja como sobremesa ou temperar a salada com suco de limão são ótimas opções para incluir a vitamina C nas refeições.

Evite o consumo de café, chás, refrigerantes à base de cola e alimentos com alto teor de cálcio nas principais refeições, pois podem prejudicar a absorção do ferro pelo organismo.

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