Pipoca engorda? Saiba como preparar a pipoca de forma saudável

A pipoca é um dos lanches mais saudáveis ​​e populares do mundo. Contém muitos nutrientes importantes e oferece uma variedade de benefícios à saúde. No entanto, às vezes é é preciso ter cuidado na forma de prepará-la. Adicionar grandes quantidades de gordura, açúcar, sal e manteiga, fará com que a pipoca não seja nada saudável. Por esse motivo, é muito importante preparar sua pipoca da maneira certa. Pode ser super saudável ou muito prejudicial, dependendo de como você a prepara. Mas afinal, pipoca engorda? Saiba como preparar a pipoca de forma saudável!

Pipoca engorda?

A pipoca preparada em casa, com pouca quantidade de óleo com certeza não vai atrapalhar sua dieta, afinal, a pipoca contém mais fibras do que muitos outros lanches populares. Por isso, ela vai te deixar bem satisfeito por mais tempo. Se preparada da maneira certa, a pipoca não engorda. A pipoca que engorda é a que é comercialmente preparada ou a de de microondas, pois são ricas em calorias. Além disso, possuem ingredientes que não são saudáveis. A pipoca engorda se você adicionar a ela manteiga, gorduras, açúcares e leite condensado, por exemplo.

Apesar de ser muito saudável, a maneira como é preparada pode afetar significativamente sua qualidade nutricional. A pipoca é naturalmente baixa em calorias, mas alguns tipos prontos são extremamente ricos em calorias. Por exemplo, uma pipoca de tamanho grande no cinema pode chegar a 1.200 calorias. Variedades compradas em cinemas ou lojas costumam ter gorduras que não saudáveis, aromas artificiais e grandes quantidades de açúcar e sal. Esses ingredientes não apenas adicionam uma quantidade significativa de calorias, mas alguns deles também podem ser ruins para a saúde em geral.

Comer pipoca pode ajudar na perda de peso

Para perder peso é necessário ingerir menos calorias do que se gasta por dia. A pipoca é rica em fibras e é relativamente baixa em calorias. Possui apenas 31 calorias por xícara. Por isso, devido ao seu baixo teor calórico, baixa densidade energética, alto teor de fibras e maior saciedade, comer pipoca pode ajudá-lo a perder peso. No entanto, moderação é fundamental. Embora seja muito mais saudável que outros lanches, ainda assim pode engordar se você comer demais.

woman eating popcorn MCJeffersonAgloro mjagloro17 unsplash 300x220 - Pipoca engorda? Saiba como preparar a pipoca de forma saudável

Relacionados:

A pipoca é um lanche saudável?

Sim, a pipoca é muito saudável! Confira:

  • É rica em antioxidantes polifenóis

Os polifenóis são antioxidantes que ajudam a proteger nossas células dos danos causados ​​pelos radicais livres.. O polifenol está associado a vários benefícios à saúde. Isso inclui melhor circulação sanguínea, melhora da saúde digestiva e risco reduzido de muitas doenças. Vários estudos também mostraram que os polifenóis podem reduzir o risco de câncer, incluindo câncer de próstata e mama.

  • Extremamente rica em fibras

A pipoca é muito rica em fibras. A fibra alimentar pode reduzir o risco de muitas doenças, como doenças cardíacas, obesidade e diabetes tipo 2. As fibras também podem ajudar na perda de peso e promover a saúde digestiva. A ingestão diária recomendada de fibra é de 25 gramas para mulheres e 38 gramas para homens. No entanto, a maioria das pessoas está comendo muito menos que isso. 100 gramas de pipoca contêm 15 gramas de fibra, o que ajuda bastante a satisfazer suas necessidades diárias de fibra.

Pipoca engorda – pipoca de micro e de cinema

Woman container popcorn cinema movie theater 300x225 - Pipoca engorda? Saiba como preparar a pipoca de forma saudável

Eis aí duas versões “perigosas”da pipoca, quando se trata de engordar ou emagrecer. Uma dessas versões, a pipoca de micro contém grandes quantidades de gorduras. Existem sim algumas versões com menos gorduras, mas ainda assim, ambas são ricas em sódio. O sódio em excesso no organismo pode causar não só a retenção de líquidos, mas também pode elevar a pressão arterial e causar outros problemas a saúde.

A outra versão é a pipoca de cinema. Assistir filme comendo uma pipoquinha é bom demais! Mas cuidado! Se você está fazendo dieta, essa pipoca engorda da mesma forma que a de micro, pois é rica em gorduras, podendo chegar a 1.200 calorias.

Como prepara a pipoca de forma saudável: confira receita

Pipoca feita no fogão ou em uma máquina de fazer pipoca são as opções mais saudáveis. Aqui está uma receita simples para fazer pipoca saudável:

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de azeite ou óleo de coco
  • 1/2 xícara de grãos de pipoca
  • 1/2 colher de chá de sal.

Modo de preparo:

Coloque o óleo e os grãos em uma panela grande e cubra-os com a tampa da panela. Cozinhe em fogo médio-alto por cerca de 3 minutos ou até o estalo quase parar. Retire do fogo e despeje em uma tigela. Tempere com sal. Dessa forma a pipoca não engorda e é super saudável!

Dica: você pode substituir o sal por outros temperos, como por exemplo: orégano, manjericão, alho e até mesmo canela, fica uma delícia!

Sobre o Autor

error: Content is protected !!