Dietas

Quais são as frutas low carb

As frutas são alimentos muito saudáveis. Desde a nossa infância aprendemos que comer frutas faz bem para a saúde. Ricas em fibras, vitaminas e sais minerais, as frutas possuem nutrientes que são muito importantes para o desenvolvimento e o bom funcionamento do organismo. Mas e para quem é adepto da dieta low carb, será que existem frutas low carb? Confira nosso artigo e tire suas dúvidas!

Existem frutas low carb?

As frutas são muito nutritivas e muitas delas possuem valor baixo em calorias. Isso significa que elas podem estar presentes nas dietas. Mas o que muitas pessoas não sabem, é que as elas são ricas em frutose, que é o açúcar presente nas frutas, e logo, possuem carboidratos, inclusive algumas delas em maior quantidade que os vegetais, por exemplo. Por este motivo devem ser consumidas com moderação.

Mas para os amantes de frutas que querem começar a dieta low carb, temos uma boa notícia: sim, várias delas podem ser consumidas! São as que tem menor quantidade de carboidratos, como as frutas vermelhas. A seguir, vamos apresentar uma lista com as frutas permitidas e a quantidade de carboidratos que cada uma delas possui aproximadamente.

Lista de frutas low carb

Morangos, melão, abacate, kiwi, pêssego… Todas essas são frutas que possuem quantidades baixas de carboidratos. Nessa lista, vamos colocar a quantidade de carboidratos para uma porção de 100g de cada fruta:

  • Morangos – 7g
  • Framboesa – 5,5g
  • Amoras – 9g
  • Pitanga – 7g
  • Abacate – 2g
  • Melão – 7g
  • Pêssego – 8g
  • Melancia – 8g
  • Laranja – 10g
  • Limão – 6g
  • Maracujá – 9g
  • Açaí – 4g
  • Coco – 5g
  • Acerola – 7g
  • Goiaba – 7g
  • Kiwi – 9g
  • Mamão – 10g
  • Figo – 9g
  • Caju – 9g
  • Nectarina – 8g

Quais as frutas que devem ser evitadas na dieta ?

Nem todas as frutas são permitidas para quem está fazendo a dieta low carb. Algumas delas contém quantidades maiores de carboidratos. Preparamos uma lista das frutas que não podem ser consumidas durante a dieta. Aqui você também vai conhecer a quantidade de carboidratos que cada uma contém em aproximadamente 100g:

  • Banana caturra – 26g
  • Banana da terra – 32g
  • Manga – 17g
  • Bergamota ou mexerica – 11g
  • Maçã – 14g
  • Abacaxi – 12g
  • Ameixa – 11g
  • Jaca – 20g
  • Uva – 12g
  • Pêra – 13g
  • Jabuticaba – 13g
  • Caqui – 16g

Frutas desidratadas são permitidas?

Como o próprio nome já diz, as frutas são desidratadas, ou seja, a água é retirada e o que sobra é praticamente só açúcar. Por este motivo, durante a dieta, as frutas secas ou desidratadas como frutas cristalizadas, uvas passas, tâmaras e damasco devem ser evitadas.

Suco de frutas na dieta low carb

Suco de frutas é permitido na dieta low carb? Depende. Se o suco escolhido for de maracujá, ou uma limonada, por exemplo, não tem problema pois, além de possuirem baixos níveis de carboidratos, a quantidade utilizada para fazer o suco é pequena. Para fazer um copo de limonada é necessário um limão apenas. Já um copo de suco de maracujá pode ser feito com a metade da polpa da fruta.

Agora, fazer um suco de laranja é diferente de ingerir a fruta. Por exemplo, comer metade de uma laranja não tem problema. A questão é que justamente para fazer um copo de suco de da fruta, são utilizadas entre 4 e 5 laranjas. E quando se faz um suco de abacaxi, também é preciso usar uma quantidade maior da fruta. Assim o consumo de carboidrato aumenta consideravelmente.

Mas além disso, tem mais um problema: quando o suco é feito, o bagaço das frutas é eliminado e a maior parte das fibras também, principalmente quando o suco é batido e coado. Tanto o bagaço quanto as fibras são responsáveis por dar saciedade, além de regular a glicemia no sangue. Então, prefira consumir as frutas frescas e em pouca quantidade para evitar o alto consumo de carboidratos.

Fique atenta ao consumo das frutas low carb!

Você viu que muitas frutas são permitidas na dieta low carb. Mas fique atento à forma de consumo. Comer frutas “à vontade” pode fazer com que a quantidade de carboidratos aumente. A maioria das pessoas não costumam pesar uma fruta antes de saboreá-la. Então não adianta nada você escolher várias frutas low carb para comer durante o dia, pois elas contém pouco carboidratos, mas contém. E se você comer muito, logo vai ingerir muito carboidrato. Consuma as frutas com moderação.

Está com dificuldades em conduzir a dieta low carb, precisa de acompanhamento, ou quer iniciar de maneira correta ?

Muita gente acredita que para emagrecer, basta pegar alguns artigos sobre o assunto na internet e sair fazendo, mas nem sempre esta é a melhor opção. Muitas complicações podem surgir a partir disto.

O melhor sempre será ter instrução e acompanhamento de um especialista no assunto.

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