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Tudo sobre a dieta do ovo para emagrecer

O ovo é considerado por muitos especialistas um alimento completo, rico em proteínas e vitaminas. Vilão na visão de outros especialistas, o ovo é um alimento que divide opiniões. Mas pesquisas e estudos demonstram cada vez mais que existem muitos benefícios em consumir este alimento. Hoje vamos falar tudo sobre a dieta do ovo para emagrecer, também conhecida como dieta do ovo cozido, confira!

Existem muitas dietas restritivas que prometem a perda de peso rápida. Mas isso não significa saúde, já que quando se faz uma dieta que restringe muitos alimentos ou até mesmo um grupo inteiro de alimentos, o organismo pode ficar deficiente de muitos nutrientes essenciais para a saúde. Além disso, dietas restritivas não promovem a reeducação alimentar, causando uma maior probabilidade de acontecer o efeito sanfona, ou seja, engordar novamente. Neste sentido, a dieta do ovo é diferenciada, pois não elimina qualquer grupo alimentar da dieta. Quando a alimentação é equilibrada e o ovo é incluído com mais frequência, pode trazer muitos benefícios à saúde. Mas lembre-se: a dieta do ovo deve consistir em um cardápio equilibrado e nutritivo.

O que é a dieta do ovo?

A dieta do ovo é uma dieta simples e fácil de fazer, e consiste na inclusão do ovo nas principais refeições do dia, incluindo o café da manhã. O ovo é um alimento capaz de promover a saciedade, reduzindo o consumo de calorias nas próximas refeições. Basicamente é dessa forma que a dieta do ovo auxilia na perda de peso.

O ovo pode ser consumido de algumas formas: cozido, omelete, pochê, mexidos e até mesmo fritos, desde que sejam preparados com gordura de coco, que possui índice glicêmico menor e é termogênico.

Na dieta do ovo cozido não existe um padrão a ser seguido. Uma das vantagens dessa dieta é que ela pode ser adaptada de acordo com as necessidades e objetivos de cada um.

Confira também:

Como fazer a dieta do ovo para emagrecer

Incluir entre 1 e 4 ovos nas principais refeições é a regra básica da dieta do ovo para emagrecer. Desta forma, a alimentação se torna rica em proteínas e pouco calórica, aumentando a saciedade. Deve-se ter também um consumo maior dos seguintes alimentos:

  • Saladas e verduras
  • Frutas
  • Carnes vermelhas magras, frango, peixes
  • Alimentos ricos em gorduras boas, que são azeites, castanha do pará, castanha de caju, nozes, amêndoas e abacate.

Na dieta do ovo está proibido o consumo de:

  • Alimentos processados e congelados
  • Bebidas alcoólicas
  • Refrigerantes
  • Sucos industrializados
  • Excessos de açúcares e sal
  • Fast food.

Benefícios do ovo para a saúde

O ovo é um alimento muito nutritivo. É uma importante fonte de vitaminas A, D, E e B12 e aminoácidos essenciais, que são substâncias que o organismo não consegue produzir sozinho e devem ser ingeridas através dos alimentos. A perda de peso e o ganho de massa muscular magra também são benefícios da dieta do ovo cozido.

  • Saciedade

O ovo é rico em proteínas e gorduras boas também. E esses dois nutrientes juntos fazem com que a digestão se torne mais lenta que os carboidratos, garantindo a saciedade. Estudos comprovam que consumir um ovo no café da manhã por exemplo, pode diminuir as calorias, podendo chegar em até 400 calorias a menos em apenas um dia.

  • Triptofano

O triptofano é um tipo de aminoácido capaz de estimular a produção da serotonina, que é o hormônio que controla o apetite, a ansiedade e o estresse, além de diminuir a compulsão por alimentos. O ovo é fonte de triptofano e quando se tem a quantidade ideal no organismo, diminui-se consideravelmente a vontade de comer doces e alimentos ricos em açúcar, facilitando no processo de emagrecimento.

  • Vitamina B12

O ovo também é rico em vitamina B12. Essa vitamina produz mais energia e disposição para a prática de atividades físicas. Também ajuda a acelerar o metabolismo, diminuído os excessos de gordura no corpo.

  • Glicose

Quando consumimos um ovo cozido, principalmente no café da manhã, por não conter carboidratos, o ovo auxilia no controle do apetite, estabilizando a glicose sanguínea e reduzindo os picos de insulina.

  • Adiponectina

Você já ouviu falar nesse hormônio? O maior consumo de ovos faz com que a produção desse hormônio aumente e ele é extremamente importante pois é capaz de acelerar o metabolismo e queimar gordura mais rapidamente, além de reduzir níveis de insulina e diminuir a vontade de comer.

Diferenças entre a clara e a gema

 Clara:

  • Fonte de proteínas
  • Promove o ganho de massa muscular magra
  • Auxilia na recuperação dos músculos após atividades físicas
  • É facilmente digerida pelo organismo 

Gema:

  • Possui gordura boa para o organismo
  • Fonte de vitamina A
  • Fonte de vitamina D
  • Rica em vitaminas do complexo B

A dieta do ovo cozido emagrece?

Sim, mas é importante levar alguns fatores em consideração para emagrecer de forma rápida e saudável com a dieta do ovo para emagrecer. Manter hábitos saudáveis, alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente é fundamental para que isso aconteça.

As proteínas presentes no ovo fazem com que o alimento promova maior saciedade, minimizando a vontade de comer pelas próximas horas e esse processo todo auxilia no emagrecimento.

A digestão mais lenta proporcionada pelo ovo também é um fator que auxilia na perda de peso.

A dieta do ovo propõe a redução de calorias. Associando isso à prática de exercícios físicos, a dieta faz com que a massa muscular aumente, acelerando o metabolismo e assim, reduzindo as células de gorduras, promovendo o emagrecimento saudável.

Qual o consumo ideal do ovo?

Para quem quer perder peso de forma mais rápida ou está fazendo uma dieta um pouco mais restritiva, o ideal é consumir o ovo cozido na dieta. Porém, o alimento pode ser preparado de diversas formas.

Ovos pochê, por exemplo é uma ótima opção. Basta ferver um pouco de água em uma panela com uma colher de vinagre branco, para garanti que o ovo permaneça inteiro. Cuidadosamente coloque os ovos na panela e após 3 ou 4 minutos retire com uma escumadeira.

Ovos mexidos também podem ser preparados. Mas cuidado com a gordura. Se não tiver uma frigideira antiaderente, utilize pouca gordura. Pode-se acrescentar alguns ingredientes e temperos aos ovos mexidos, como cebola, alho, tomate, atum ou frango desfiado. É só mexer em uma frigideira e está pronto. Omeletes são muito parecidos, porém depois de a mistura ser colocada na frigideira, ela deve ser tampada e em fogo baixo aguardar o cozimento.

Ovos fritos são os menos indicados na dieta do ovo, mas para quem não abre mão, os ovos devem ser preparados com pouca gordura. Dê preferência à gordura de coco.

Existem contraindicações na dieta do ovo?

A dieta do ovo é contraindicada para pessoas que tenham alergia à proteína do ovo. Pessoas com problemas de colesterol devem consultar um nutricionista antes de começar não só a dieta do ovo, mas qualquer dieta. O ovo é um alimento rico em proteína, então pessoas com problemas nos rins também devem consultar um médico ou nutricionista antes de começar a dieta.

Cardápio

Preparamos para você, dica de cardápio para seguir na dieta do ovo para emagrecer:

 

Café da manhã

  • 2 ovos cozidos ou omelete com tomate e queijo
  • 1 taça de café com leite ou puro sem açúcar ou 1 copo de iogurte desnatado

Lanche da manhã

  • 1 fruta a sua escolha

Almoço

  • 2 ovos cozidos
  • 1 porção pequena de carne, peixe ou frango grelhados
  • Dois tipos de salada crua
  • 1 tipo de vegetal cozido

Lanche da tarde

  • 1 ovo cozido com 1 fatia de queijo minas ou 1 copo de iogurte desnatado

Jantar

  • Omelete de queijo com atum e um pedaço pequeno de batata doce ou crepioca recheada com frango ou ovos mexidos com legumes

Dicas importantes

  1. Prefira consumir ovos sem sal, para evitar a retenção de líquido provocada pelo sódio.
  2. De todas as formas de consumo, prefira o ovo cozido pois é a forma que mais aumenta a saciedade.
  3. Aumente o consumo de água durante a dieta, pois além de manter o corpo hidratado, as toxinas são eliminadas com maior facilidade.
  4. Não comece a dieta do ovo se você tem histórico de problemas nos rins ou colesterol.
  5. A quantidade de calorias presentes em um ovo é de aproximadamente 70 calorias.

A dieta do ovo cozido pode te ajudar a perder alguns kg, mas é importante substitui-la por algo que lhe trará uma continuidade por tempo prolongado. A reeducação alimentar é fundamental neste período e se você errar, pode botar tudo a perder. Portanto, esteja bem informada sobre os tipos de dieta, quais os momentos em que você deve fazer a troca, quais os tipos de alimento você poderá utilizar, quais são proibidos, e claro, tenha foco!

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Aqui você vai encontrar tudo sobre a dieta do ovo cozido para emagrecer, incluindo cardápio!
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