tr?id=1285203824994171&ev=PageView&noscript=1 - Tudo sobre a dieta cetogênica: alimentos proibidos, permitidos e como fazer
Tudo sobre a dieta cetogênica: alimentos proibidos, permitidos e como fazer

No universo das dietas de emagrecimento, temos algumas que geram muitas dúvidas, e uma delas é a dieta cetogênica. Se você sempre quis saber o que comer na dieta cetogênica, alimentos permitidos e proibidos, está tentando entender o passo-a-passo da dieta cetogênica, benefícios e contras, ou está apenas pesquisando para poder fazer a melhor escolha entre as dietas, este artigo é pra você !

Dietas sempre fizeram parte do universo humano. Desde épocas mais remotas, o ser humano já moldava a sua alimentação de acordo com a sua realidade, sempre procurando nutrir o corpo de forma fundamental.

Em meio a esse universo, uma variedade de dietas existe basicamente com um único objetivo, a perda de peso. Nesse sentido, é possível que você alcance o peso ideal utilizando métodos restritivos, até métodos que apostam na reeducação alimentar. Hoje, nós vamos tratar sobre um método muito conhecido, que vem ganhando força e se mostrando muito pertinente na vida de diversas pessoas mundialmente, a dieta cetogênica. Confira o que é, como funciona, benefícios, alimentos permitidos e proibidos e muito mais!

Você sabe o que é a Dieta Cetogênica?

A dieta cetogênica é uma dieta, que segundo a história, iniciou-se por volta da década de 1920. Com um consumo adequado de proteínas e muito baixo de carboidratos, a principal fonte de energia do organismo passa a ser as gorduras. Desta forma, o método de emagrecimento da dieta cetogênica visa a redução do peso corpóreo de seus adeptos. O emagrecimento acelerado está entre os benefícios da dieta cetogênica, porém, sua manutenção requer alguns cuidados.

Especialistas afirmam que essa é uma dieta para ser feita a curto prazo e que nem todas as pessoas podem fazer. É sempre indicado consultar um profissional para saber se você pode começar a fazer a dieta cetogênica.

Leituras recomendadas:

Como funciona a Dieta Cetogênica

Antes de mais nada, você precisa entender como funciona a dieta cetogênica, e é muito simples, quando o consumo de carboidratos é mínimo, o organismo “se obriga” a queimar a gordura que vem dos alimentos que são ingeridos durante a dieta, e também toda aquela gordura que já está acumulada pelo consumo excessivo de carboidratos. Daí vem o nome cetogênica, pois o organismo entra em cetose, dando origem aos corpos cetônicos, que irão interferir diretamente nos hormônios que causam o apetite.

DD keto meals feat e1563209488970 - Tudo sobre a dieta cetogênica: alimentos proibidos, permitidos e como fazer

Os praticantes devem manter uma dieta diária composta por 10 a 15% de carboidratos, 50% de gorduras e 30% de proteínas. Dessa forma, alguns alimentos são restringidos na dieta cetogênica, tais como: arroz branco, açúcar, massas, pão branco e muitos outros alimentos. Com relação aos demais alimentos ricos em gorduras e proteínas, não existem restrições, podendo consumir qualquer alimento.

Devido a esta característica muito técnica, é importantíssimo saber os passos e quais são os alimentos permitidos e proibidos da dieta cetogênica. Continue lendo para entender estes detalhes.

Dieta cetogênica cíclica. Você conhece?

A dieta cetogênica cíclica consiste basicamente em auxiliar o processo da dieta, auxiliando no fornecimento de energia, principalmente para quem pratica exercícios físicos regularmente.

Funciona assim: O praticante deve seguir a dieta durante 5 dias seguidos. Após, são liberados 2 dias para que possam ser consumidos carboidratos. Mas atenção: somente serão permitidos os carboidratos como massas, arroz e pão. Os demais, como doces, bolos ou qualquer tipo de alimentos ricos em açúcares estão de fora. Não se deixe encantar pelos benefícios da dieta cetogênica de modo a conduzi-la sem nenhum preparo. Esta dieta pode causar alguns problemas de saúde e você precisa estar atento. Na dúvida, consulte um nutricionista!

Fase de adaptação da dieta cetogênica

No início da dieta podem ocorrer alguns sintomas como cansaço, fraqueza, fome (mesmo após a alimentação) e desidratação. Isso ocorre devido a troca de energia, onde antes eram carboidratos e agora são gorduras e o organismo precisa se adaptar. Mas após o período de adaptação, quando os corpos cetônicos começam a ser produzidos, o indivíduo pode ter até mais disposição que antes. A fase de adaptação varia de pessoa para pessoa, mas pode levar em média de 6 a 10 dias. Tenha sempre por perto a lista dos alimentos permitidos e proibidos da dieta cetogênica para não pisar fora da faixa!

Benefícios da dieta cetogênica

A principal vantagem garantida pela dieta cetogênica é a perda de peso rápida. Isso ocorre devido ao seu método restritivo ao organismo, que fica impedido de consumir carboidratos, a principal fonte de energia do corpo humano. Quando o indivíduo passa a não ingerir carboidratos, o organismo recorre às outras fontes de energia, sendo a primeira o glicogênio, localizada nos músculos e no fígado.

Após esse período, o organismo se vê obrigado a recorrer à outras fontes de energia para se manter vivo. Dessa forma, o corpo recorre ao tecido adiposo, onde se inicia a queima de gordura e consequente emagrecimento.

keto1 - Tudo sobre a dieta cetogênica: alimentos proibidos, permitidos e como fazer

Outra vantagem da dieta cetogênica, é que, diminuindo a ingestão dos carboidratos, consequentemente diminui a insulina do organismo, e dessa forma, quem sofre de diabetes, por exemplo, vai sentir a redução do quadro. Mas esses pacientes devem ter muita atenção ao começar essa dieta, pois constantemente é necessário ajustar suas medicações, sendo sempre recomendado consultar seu médico.

Pessoas que sofrem com pressão arterial alta também podem ter o problema controlado graças à resistência do organismo à insulina.

Na dieta cetogênica a ingestão das gorduras boas, como azeite e nozes é fundamental. Desta forma, o HDL, colesterol “do bem” aumenta, garantindo a saúde do coração.

Com os resultados apresentados pela dieta cetogênica, diversas pessoas se veem motivadas em prosseguir com o método, tendo em vista que a dieta proporciona uma perda de peso rápida e que os carboidratos são macronutrientes que não são essenciais ao organismo.

 Quais são as desvantagens da Dieta Cetogênica?

Quando alguém começa uma dieta, é normal surgir a dúvida: será que existem efeitos colaterais? E na dieta cetogênica não é diferente. E a resposta é sim, podem existir efeitos colaterais.

Nos primeiros dias sintomas como dores de cabeça, fadiga e mal-estar são comumente relatados.

Mas existem outros efeitos colaterais que podem vir a ocorrer.

Dificuldade em manter a concentração, já que quando os carboidratos são drasticamente reduzidos, o cérebro se vê com menos energia, assim como todo o organismo, o que dificulta e em caso mais severos inviabiliza a concentração em atividades do dia a dia.

Outro efeito pertinente na dieta cetogênica, é a alteração de humor. É necessário que existam carboidratos para que o organismo possa levar o triptofano ao cérebro para que haja a seretonina, responsável pelos sintomas do bem-estar, e dessa forma, a falta de carboidratos pode resultar em mau humor.

5456294 e1563209595441 - Tudo sobre a dieta cetogênica: alimentos proibidos, permitidos e como fazer

A perda de músculos é mais um dos reflexos trazidos com esse método de emagrecimento. Isso ocorre devido à procura do organismo por energia, mediante a ausência de carboidratos. Quando o organismo fica sem sua principal fonte e energia, o corpo busca o glicogênio como forma secundária de energia, o qual está presente nos músculos e fígado. Além de trazer prejuízos para quem deseja manter um bom perfil atlético, a perda da musculatura se mostra muito nociva na perda de peso, tendo em vista que os músculos são fundamentais para a queima de gordura no organismo.

Em meio ao consumo exagerado de gorduras, os adeptos da dieta consomem também gorduras saturadas, as quais aumentam os níveis de colesterol LDL no organismo, o colesterol ruim. Esse colesterol quando em excesso no organismo, pode causar a obstrução das artérias e consequentemente problemas cardíacos. Por isso é sempre recomendado que as gorduras sejam consumidas com moderação e que sejam as gorduras consideradas “do bem”, como oleaginosas (nozes, amendoim, semente de abóbora, semente de girassol, etc.), azeites, óleo de coco, entre outros. Confira logo mais a lista dos alimentos permitidos e proibidos da dieta cetogênica para não se perder!

Dieta cetogênica e a relação com câncer

Por que a dieta cetogênica poderia ser uma aliada no combate ou tratamento do câncer? Quando as células normais do organismo entram em estado de cetose, utilizando ácidos graxos como fonte de energia, e não mais a glicose (carboidratos), as células cancerígenas não conseguem agir da mesma forma, o que poderia impedir o crescimento dessas células. Mas deve se ter muito cuidado, pois a produção de glicose é mínima, mas existe. E quando se tem um consumo livre de embutidos, que são ricos em nitritos, pode-se elevar o risco de câncer no aparelho digestivo. Mais uma vez, são muitos os benefícios da dieta cetogênica, porém você precisa consultar um especialista antes de iniciar sua dieta!

Quais são os alimentos permitidos e proibidos na dieta cetogênica?

Vamos a lista dos alimentos permitidos na dieta cetogênica:

  • Todos os tipos de carne (carne vermelha, frango e peixes);
  • Ovos;
  • Gorduras como amêndoas, amendoim, nozes, castanhas, avelã, manteiga de amendoim, etc.;
  • Manteiga, azeite, óleo de coco e banha de porco;
  • Todos os tipos de queijo;
  • Creme de leite;
  • Leite de amêndoas e de coco;
  • Sementes: girassol, linhaça e chia;
  • Frutas: Abacate, coco, morangos, amoras, maçã;
  • Legumes e verduras: pimentão, couve, abobrinha, repolho, espinafre, brócolis, cebola, pepino, alface, aspargos, aipo e couve-flor;
  • Embutidos como peito de peru, peito de frango, salsichas, presuntos, etc.

Agora a lista dos alimentos proibidos da dieta cetogênica:

  • Farinha de trigo, pão, torradas e bolos;
  • Arroz, macarrão, aveia, amido de milho e cereais;
  • Grãos: feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja e milho;
  • Batatas doce e inglesa, inhame, aipim, macaxeira;
  • Doces: chocolates, sorvetes, balas, biscoitos, achocolatados e derivados;
  • Açúcar: refinado e mascavo;
  • Leite;
  • Bebidas alcoólicas.

 

Emagreça Para Sempre E Com Saúde Com A Dieta Cetogênica

Nós vamos te pegar pela mão e mostrar passo a passo como emagrecer com a dieta mais gostosa e saborosa da história.

Continue lendo para descobrir como você pode fazer parte do grupo de milhares de pessoas que emagreceram (e mantiveram o peso perdido) com a Dieta Cetogênica.

Acesse nosso conteúdo extra clicando aqui

Refrências científicas para a dieta cetogênica

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2989378/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25064699
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20101008

 

Sobre o Autor

Flor
Flor

Oi, eu sou a Flor (é... minha mãe é bem criativa!). Sou uma ex-gordinha que sofreu a adolescência inteira para emagrecer. Felizmente, hoje eu consegui superar as dificuldades e resolvi criar este blog para ajudar outras pessoas da mesma forma que eu consegui. Dietas que realmente funcionam ! Puxe uma cadeira e sinta-se a vontade, nosso papo será produtivo!